ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Cannabis não tem efeito na inflamação do intestino apesar de melhorar os sintomas, mostra estudo Israelense.

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

No primeiro estudo desse tipo, o óleo de cannabis melhorou significativamente os sintomas da doença de Crohn e a qualidade de vida dos pacientes, mas, ao contrário do pensamento médico anterior, não afeta a inflamação intestinal.

Em um estudo randomizado, controlado por placebo, pesquisadores de Israel mostraram que a cannabis pode produzir remissão clínica em até 65% dos indivíduos após 8 semanas de tratamento, mas que essa melhora não parece resultar de um amortecimento da inflamação subjacente. processo.

Falando na UEG Week 2018 em Viena, a pesquisadora principal, Dra. Timna Naftali, explicou:

“A cannabis é usada há séculos para tratar uma ampla gama de condições médicas, e estudos mostram que muitas pessoas com doença de Crohn usam cannabis regularmente para aliviar seus sintomas. Sempre se pensou que essa melhora estava relacionada a uma redução na inflamação no intestino e o objetivo deste estudo foi investigar isso ”.

A equipe israelense recrutou 46 pessoas com doença de Crohn moderadamente grave e as randomizou para receber 8 semanas de tratamento com óleo de cannabis contendo 15% de canabidiol e 4% de tetrahidrocanabinol ou placebo. A gravidade dos sintomas e a qualidade de vida foram medidas antes, durante e após o tratamento, utilizando instrumentos de pesquisa validados. A Inflamação no intestino foi avaliada endoscopicamente e medido marcadores inflamatórios em sangue e amostras de fezes.

Após 8 semanas de tratamento, o grupo que recebeu o óleo de cannabis teve uma redução significativa nos sintomas da doença de Crohn em comparação com o grupo placebo e 65% preencheram critérios rigorosos de remissão clínica (versus 35% dos receptores de placebo). O grupo cannabis também teve melhorias significativas na sua qualidade de vida em comparação com o grupo placebo.

“Demonstramos anteriormente que a cannabis pode produzir melhorias mensuráveis ​​nos sintomas da doença de Crohn, mas, para nossa surpresa, não observamos melhorias estatisticamente significativas nos escores endoscópicos ou nos marcadores inflamatórios que medimos no grupo do óleo de cannabis em comparação com o grupo placebo” disse o Dr. Naftali. “Sabemos que os canabinóides podem ter efeitos anti-inflamatórios profundos, mas este estudo indica que a melhora dos sintomas pode não estar relacionada a essas propriedades anti-inflamatórias”.

Olhando para o futuro, o grupo de pesquisa planeja explorar ainda mais as propriedades anti-inflamatórias potenciais da cannabis no tratamento da doença inflamatória intestinal. “Há muito boas razões para acreditar que o sistema endocanabinóide é um potencial alvo terapêutico na doença de Crohn e outras doenças gastrointestinais”, disse o Dr. Naftali.

 “Por enquanto, no entanto, só podemos considerar a cannabis medicinal como uma intervenção alternativa ou adicional que fornece alívio temporário de sintomas para algumas pessoas com doença de Crohn.”

Fonte:

United European Gastroenterology 

Compartilhe, você pode ajudar alguém com esta informação! 

Visite e curta as redes sociais da ALEMDII:  
Facebook: ALEMDII  
Instagram @ALEMDII  
Twitter: @ALEMDIILesteMG 

Importante: 
Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. 
Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. 
Em caso de dúvida consulte seu médico!

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!