A imunização estará disponível no SUS para pacientes de alto risco acima de 5 anos de idade (vivendo com HIV/AIDS, oncológicos, transplantados de médula óssea e de órgãos sólidos).

A decisão foi publicada na edição de quarta-feira (6/3) no Diário Oficial da União.e entrará em vigor em 180 dias A medida promete ser uma arma importante na luta contra doenças pneumocócicas em pacientes de alto risco.

Com a mudança, pacientes com essas características terão direito de serem vacinados no Sistema Único de Saúde com a vacina Pneumocócica Conjugada 13- valente e passam a ter acesso a três tipos de vacinas pneumocócicas. Nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), voltadas para pessoas com essas características, estão disponíveis atualmente as vacinas pneumocócica polissacarídica 23 valente e a vacina pneumocócica conjugada 10 valente.

O relatório de recomendação para inclusão da vacina pneumocócica conjugada 13-valente no SUS foi feita pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

A  vacina pneumocócica conjugada 13-valente (Prevenar 13®), produzida pela Pfizer, deverá estar disponível em até 180 dias a contar da data da publicação no Diário Oficial. Cada dose da vacina custará R$ 58,80 ao governo.

0
Compartilhar:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *
Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>