TRATAMENTO

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Tratamento das Doenças Inflamatórias Intestinais

O tratamento deve começar pelo diagnóstico preciso. Este depende do conjunto da história clínica, dos achados de exame físico, endoscópico, radiológico e histológico, assim como dos exames laboratoriais.

O manejo da DII vai depender da gravidade, da extensão e do local envolvido.

Por este motivo, é importante manter uma boa relação com seu médico, informando todos os sintomas e realizando os exames necessários.

Existem várias opções de tratamento disponíveis para as DIIs que não levam a cura mas podem fazer o paciente alcançar a remissão e ter uma vida normal.

O tratamento de manutenção, ou seja, usar medicamentos mesmo quando está sem sintomas, é muito importante nessas doenças justamente para evitar que a doença volte a provocar problemas.

 

Acesso à medicamentos

Os pacientes com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa têm direito ao tratamento medicamentoso tanto pelo SUS como pelos planos de saúde.

Planos de saúde:

O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que constitui a referência básica para cobertura assistencial mínima nos planos privados de assistência à saúde.

De acordo com o Rol de procedimentos e eventos em saúde da ANS, atualizado pela RESOLUÇÃO NORMATIVA – RN Nº 428, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2017 , os pacientes de planos de saúde individuais ou coletivos , portadores de Doença de Crohn têm direito à terapia imunobiológica endovenosa ou subcutânea conforme orientação médica.

SUS – Sistema Único de Saúde

Os medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) obedecem linhas de cuidado que estão definidas  em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PDCT), publicados pelo Ministério da Saúde.

Abaixo disponibilizamos o PCDT da doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.

Nestes documentos estão descritos os medicamentos dispensados a cada patologia.

PCDT Doença de Crohn

PCDT Retocolite Ulcerativa

 

Abaixo os Formulários para solicitação de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica em MG

– Doença de Crohn

– Retocolite Ulcerativa

– Laudo para Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos e do Recibo de Dispensação de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!