ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

1ª Conferência Livre de Patologias não transmissíveis, doenças imunomediadas e doenças raras

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Estão abertas as inscrições da ação inédita, que reúne mais de 90 entidades e movimentos sociais para a realização da 1ª Conferência Livre de Patologias não transmissíveis, doenças imunomediadas e doenças raras

Biored Brasil, Associação Brasileira Superando o Lúpus, Grupo EncontrAR, BlogAR e o Grupo de Apoio ao Paciente Reumático Brasil fazem parte das entidades organizadoras.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento-online/conferencia-livre-de-patologias-nao-transmissiveis-doencas-imunomediadas-e-doencas-raras/1990880

Pela 1ª vez há possibilidade de tornar as conferências livres nacionais – importante espaço em que a sociedade se organiza de forma autônoma para debater os temas propostos pela Conferência Nacional de Saúde – serão espaços deliberativos, onde podemos eleger diretrizes, propostas e pessoas delegadas para a etapa nacional. Ter os relatórios das Conferências Livres Nacionais (CLN) integrados na etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde é uma conquista para todas e todos nós!

 

 

Pensando nisso, as entidades de patologias não transmissíveis, imunomediadas e doenças raras, movimentos sociais e entidades parceiras se organizaram para a realização da 1ª Conferência Livre de Patologias não transmissíveis, doenças imunomediadas e doenças raras.

Dialogando com a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que tem como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, abordaremos os seguintes eixos temáticos:

  • Eixo I- O Brasil que temos. O Brasil que queremos.
  • Eixo III- Garantir direitos e defender o Sus, a vida e a democracia.

 

Público-alvo:

Usuários/as do SUS, trabalhadores/as, gestores/as de saúde e movimentos da sociedade civil organizada.

Formato da Conferência: Esta conferência acontece em ambiente virtual pela plataforma Zoom e transmitida nas redes sociais (Youtube, Facebook).

Das diretrizes e propostas: De acordo com o regulamento da 17ª Conferência Nacional de Saúde, as Conferências Livres Nacionais podem propor uma (01) Diretriz para cada eixo abordado e até cinco (05) Propostas para cada Diretriz.

Quem pode participar: Todas as pessoas usuárias, trabalhadoras (es) e gestoras (es).

Quem pode ser delegado(as): Pessoas usuárias com patologias, pessoas usuárias representantes de movimentos/entidades de patologias e representante de associações afins ao tema, bem como familiar e/ou responsável cuidador/a.

Quantas pessoas podem ser eleitas delegadas nesta conferência:

A Conferência Livre Nacional pode eleger pessoas delegadas para a etapa nacional da 17ª CNS até o limite assim definido:

  • De 51 (cinquenta e um) a 100 (cem) participantes: 01 (uma) indicação;
  • De 101 (cento e um) a 200 (duzentos) participantes: 02 (duas) indicações;
  • A partir de 201 (duzentos e um) participantes: 03 (três) indicações;
  • Acima de 500 (quinhentos) participantes: 05 (cinco) indicações; e
  • Acima de 1.000 (um mil) participantes: 10 (dez) indicações.

Quantas pessoas podem ser eleitas delegadas nesta conferência: Serão eleitos suplentes para os casos de impedimento ou ausência das pessoas eleitas.

A eleição:

Objetivando eleger delegadas(os) de todas as regiões inscritas ampliando a representatividade a depender do número de vagas/participantes.

Os/as delegados(as) serão eleitos(as) no dia 26/05, após Plenária Final de escolha das diretrizes e respectivas propostas, aprovadas, que acontecerá ao final dos trabalhos realizados na Conferência. As pessoas que desejem participar do pleito eleitoral de delegado(as) deverão atender as diversidades presentes na população, tais como: gênero, étnicos-raciais, pessoas vivendo com vulnerabilidades socioeconômicas, representatividade rural e urbana, representatividade geracional (jovem, idosos/as, aposentados/as), pessoas com deficiência e pessoas com patologias e doenças raras ou negligenciadas, seguindo as orientações para realização da CLN, etapa da 17ª. CNS.

As pessoas formalmente eleitas delegadas por esta CLN terão suas despesas com alimentação, hospedagem e deslocamento para Brasília, e retorno, custeadas pela dotação orçamentária consignada pelo Ministério da Saúde, bem como dos/as acompanhantes se os/as delegados(as) demandarem necessidades especiais.

Contato da organização: conferencialivredepatologias@gmail.com

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!