ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Congresso marca eventos do 2º aniversário da ALEMDII

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Na quinta-feira, 16, a Associação do Leste Mineiro de Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (ALEMDII) estará iniciando os eventos em comemoração ao segundo aniversário de fundação da entidade, que se estenderão até o sábado, 18, com a realização do 2º Congresso do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais, que acontecerá no salão de eventos do Vind’s Hotel, localizado na Rua João Pinheiro, 48, centro de Caratinga.

Programação
Para o dia 16, data em que é comemorado o “Dia Nacional dos Ostomizados” e coincide com a data de aniversário da ALEMDII, a partir das 19 horas, no Casarão das Artes, acontecerá a palestra “Vivendo bem com a Ostomia”, ministrada pela enfermeira Alessandra Vitoriano De Castro, autora do livro “Registros de uma CROHNista”.
Na sexta-feira, 17, de 09 às 12 horas, no Calçadão da Rua Miguel de Castro, no centro de Caratinga, com o objetivo de alertar e informar a população quanto aos principais sintomas das Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), será instalada a “Tenda Conhecendo as DIIs”, atividade do projeto ALEMDII Itinerante, quando serão distribuídos folders, panfletos e outros materiais informativos.
Para o sábado, a partir de 08 horas da manhã, no Hotel Vind’s, está programado o 2º Congresso do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais, sob o tema “DIIs – Do Diagnóstico à Remissão”, tendo como público alvo portadores de DIIs, familiares, profissionais e estudantes da área da saúde – Medicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Farmácia.
Após a abertura do evento, a ALEMDII apresentará um painel mostrando as conquistas e as atividades desenvolvidas pela instituição durante o ano. Na sequência, a Drª Maria das Graças Pimenta Sanna, médica gastroenterologista de Belo Horizonte, estará apresentando a palestra “Doença de Crohn X RCU, Aspectos relevantes, métodos de acompanhamento e  diagnóstico”, quando será dada a oportunidade dos participantes tirarem suas dúvidas sobre o tema.
No período da tarde, a programação será retomada com a ministração da palestra “Aceitação ou resiliência?”, tendo como palestrante o psicólogo Ridley Antônio de Vasconcelos.
Dando sequência ao ciclo de palestras, Robson Alves da Silveira falará sobre o tema “Direitos dos portadores “. Logo após, a farmacêutica Alessandra de Souza, do Rio de Janeiro, discorrerá sobre “Medicamentos Biotecnológicos”. Em seguida, acontecerá a palestra “Acolhimento e humanização na adesão ao tratamento”, proferida pela enfermeira Alessandra Vitoriano de Castro, de Belo Horizonte.
Acontecerá, ainda, o “Depoimento de Superação”, quando Kamilla Rúbia Fernandes, paciente com Retocolite Ulcerativa, falará sobre sua emocionante história de superação.
Antes do encerramento e entrega dos certificados aos participantes, será feita uma homenagem a Marco Antônio Barreto, portador da Doença de Crohn, que motivou a transformação da ALEMDII, que inicialmente seria uma entidade municipal, em uma instituição em âmbito regional, falecido neste ano.
Atividades 2017
Entre as muitas atividades desenvolvidas e eventos dos quais a ALEMDII participou, Júlia Gonçalves Araújo Assis, sua fundadora e presidente, destaca alguns, que abriram ainda mais os horizontes da entidade, que atua de forma independente, ainda não filiada a nenhum órgão de âmbito regional, estadual ou nacional.
Júlia considera o “Oscar da ALEMDII”, a participação no fórum “Entendendo a Incorporação de tecnologias em saúde”, promovido pelo Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde (DGITS/SCTIE/MS), em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, realizado nos dias 19 e 20 de outubro de 2017, no Hotel Transamérica Prime International Plaza, em São Paulo.
Durante o fórum, pela primeira vez, associações e representantes de pacientes puderam conversar com membros da Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) sobre a participação social no processo de gestão e incorporação de tecnologias em saúde no SUS.
Ainda em outubro, no dia 23, Júlia esteve novamente em São Paulo, participando da reunião “Plano de Longo Prazo Sem Números” com toda a equipe de gastroenterologia da AbbVie Brasil, um dos mais conceituados e respeitados laboratórios de pesquisa e produção de medicamentos da América Latina. “Na oportunidade, eu pude compartilhar minha experiência como portadora da Doença de Crohn, desde os primeiros sintomas, busca do especialista e diagnóstico e tratamentos. Segundo eles, meu depoimento contribuirá para o desenvolvimento de novas pesquisas e tecnologias de tratamento das DIIs”.
Júlia também destaca sua participação no 12º Fórum Alianza Latina, realizado nos dias 26 e 27 de outubro, no Rio de Janeiro. Durante o evento, ela foi entrevistada, visando sua filiação à Alianza Latina, entidade formada em 2006, que reúne mais de 100 associações de 20 países, sendo 17 deles na América Latina e, ainda, Estados Unidos, Espanha e Portugal. No momento, ela aguarda o resultado do pedido de filiação da ALEMDII.
Antes disso, Alessandra de Souza, participou, representando a ALEMDII, do V Encontro Ibero-Americano de Doenças Raras ou Pouco Frequentes, realizado nos dias 23, 24 e 25 de outubro, também no Rio de Janeiro.

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!