ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Doença de Crohn e Retocolite na infância e adolescência

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Por Dra Márcia Luiza Baptista

A doença inflamatória intestinal (DII) compreende a doença de Crohn (DC) e a retocolite ulcerativa (RCU) pode ser diagnosticada na infância e adolescência em 25% dos casos.

A causa mais provável envolve fatores genéticos e a desregulação da resposta imunológica à microbiota intestinal. Apresenta uma incidência crescente, em particular a DC, e pode ser diagnosticada na infância e adolescência em 25% dos casos.

Os sintomas da RCU são decorrentes da inflamação da porção final do intestino (reto), que pode acometer também todo o intestino grosso (pancolite), situação comum na população pediátrica. Em geral há diarréia com sangue e/ou muco, urgência para evacuar, anemia, e algumas vezes perda de peso.

Na DC pode haver inflamação de qualquer região do trato gastrointestinal. O maior destaque é a presença da dor abdominal associada a sinais de alarme como: febre, perda de peso, aftas na boca, lesões perianais (fístulas, fissuras e abscessos). Às vezes, a dor pode simular uma apendicite aguda.

Algumas complicações podem requerer cirurgia, como a forma fulminante da RCU, e estreitamentos ou fístulas intestinais na DC,

Apesar do seu nome, a DII não é limitada ao intestino e cerca de 30% dos pacientes poderão ter problema na pele, articulações, olhos, fígado e vias biliares.

O diagnóstico da DII pediátrica requer afastar causas infecciosas e imunodeficiências em crianças menores de 6 anos, e incluem todos os seguintes passos:

  • história clínica,
  • exame físico,
  • testes laboratoriais,
  • endoscopia digestiva alta e ileocolonoscopia com biópsias seriadas e,
  • exame de imagem do intestino, quer por tomografia e/ou ressonância magnética.
Realizar o diagnóstico precoce é fundamental para se evitar um impacto adicional sobre o estado nutricional com prejuízo no peso, altura, e puberdade em crianças e adolescentes.

O tratamento é estabelecido de acordo com a forma de apresentação da DII: leve, moderada e grave, com medicamentos que visam o controle da inflamação intestinal.

O emprego de terapia nutricional enteral exclusiva tem mostrado eficácia na DC pediátrica para a fase de remissão dos sintomas.

Ressalta-se a importância de avaliar o estado vacinal e a necessidade de afastar tuberculose latente nos pacientes que precisarão de medicamentos imunossupressores, evitando complicações infecciosas na evolução.

Atualmente, com a descoberta de vários imunobiologicos, tem sido observado diminuição de complicações cirurgicas e, obtido perspectiva de cicatrização da mucosa intestinal.

Importante ressaltar ainda a necessidade de atenção as consequências da DII sobre o aspecto psicossocial da criança e do adolescente, pois é comum a ruptura escolar e atividades sociais, especialmente naqueles pacientes com a doença instável ou grave, sendo necessário a intervenção psicológica.

 

Dra Márcia Luiza Baptista é Gastropediatra do HNSG – Curitiba/PR.


Compartilhe, você pode ajudar alguém com esta informação!

Visite e curta as redes sociais da ALEMDII: 
Facebook: ALEMDII 
Instagram @ALEMDII 
Twitter: @ALEMDIILesteMG

Importante: Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos.
Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento.
Em caso de dúvida consulte seu médico!
O acesso à informação é um direito de todos.

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!