ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Fornecimento de adalimumabe nas farmácias de alto custo, será regularizado entre o dia 30 de junho à 15 de julho de 2021

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Esclarecimentos sobre entregas de Humira AC (adalimumabe) acordadas com Ministério da Saúde

O medicamento Adalimumabe, foi comprado pelo Ministério da Saúde no dia 27 de abril, e a 1º etapa da entrega para as Secretarias Estaduais de Saúde foi concluída no dia 15 de maio, porém devido a quantidade de meses que o SUS ficou sem adalimumabe, a quantidade entregue já acabou e o fabricante está trabalhando para antecipar as próximas etapas de entrega prevista no contrato de compra. 

Conforme comunicado da ABBVIE,  o início da segunda etapa de entrega, esta programada para acontecer “entre o dia  30 de junho de 2021 com conclusão prevista para 15 de julho de 2021 (antecipando-a em, aproxidamente, 15 dias da data prevista em contrato)”. Ocasião em que as farmácias de alto custo de todo o Brasil, terão o estoque regularizado e a dispensação aos pacientes cadastrados e com LME ativa, voltarão a receber adalimumabe 40 mg na versão seringa preenchida. 

Esclarecimentos sobre entregas de Humira AC (adalimumabe) acordadas com Ministério da Saúde

  • Em 27 de abril de 2021 a AbbVie e o Ministério da Saúde (MS) assinaram o contrato de fornecimento de HUMIRA® AC (adalimumabe) para o SUS (Sistema Único de Saúde). 
  • O contrato prevê o seguinte cronograma de entregas do medicamento às Secretárias de Saúde:
    • 295.674 seringas no prazo de 30 (trinta) dias corridos (ou seja, até 27 de maio de 2021), após assinatura do contato 
    • 295.674 seringas no prazo de 90 (noventa) dias corridos (ou seja, até 27 de julho de 2021), após assinatura do contato
    • 295.674 seringas no prazo de 180 (cento e oitenta) dias corridos (até 27 de outubro de 2021), após assinatura do contato
  • No entanto, ciente da falta de medicamento e visando priorizar as necessidades dos pacientes, a AbbVie antecipou  a primeira entrega para 15 de maio (em 18 dias corridos). 
  • Já estamos programando o início da segunda entrega para 30 de junho de 2021 com conclusão prevista para 15 de julho de 2021 (antecipando-a em, aproxidamente, 15 dias da data prevista em contrato). 
  • O mesmo deve ocorrer com a terceira entrega, prevista para iniciar em 30 de setembro de 2021 e concluir-se até 15 de outubro de 2021.

Atendimento a casos pediátricos

  • A AbbVie ressalta que o pregão realizado em 14 de abril de 2021 pelo Ministério da Saúde para normalização da distribuição de adalimumabe para mais de 57 mil pacientes atendidos pelo SUS considerou a apresentação seringa preenchida 40mg/0,4ml. Em decorrência do cenário enfrentado pela falta do medicamento, que também afeta pacientes pediátricos, a AbbVie realizou doação de 2.002 doses da apresentação voltada para este público (frasco ampola) em fevereiro de 2021. 
  • Até o momento, a AbbVie não foi notificada sobre providências do Ministério da Saúde para suprir a necessidade de tratamento de pacientes pediátricos em uso de adalimumabe. 

Acesso garantido na cobertura de planos de saúde

  • Lembramos que todas as indicações terapêuticas de HUMIRA® AC (adalimumabe) cobertas pelo SUS também estão disponíveis para os pacientes que tenham cobertura na saúde suplementar/planos de saúde, em linha com as coberturas obrigatórias no ROL de Procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). 

AbbVie Line

  • A AbbVie coloca seu serviço de atendimento ao consumidor, AbbVie Line, à disposição para informações adicionais pelo telefone 0800-022-2843, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

O Movimento Medicamento no Tempo Certo, segue trabalhando com o judiciário na ação civil pública nº 5009026-75.2-021.4.03.6100, na Justiça Federal da 3º região, 2º vara civil da Justiça Federal de São Paulo.

Saiba mais e PARTICIPE do Movimento Medicamento no Tempo Certo: https://pt.surveymonkey.com/r/faltademedicamentoSUS

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!