ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Fórum Interdisciplinar de Biossimilares : Novas Tecnologias

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Em inédita iniciativa de 3 sociedades médicas: , as Sociedades Brasileiras de Reumatologia (SBR), de Dermatologia (SBD) e GEDIIB – Grupo de Estudos sobre Doenças Inflamatórias Intestinais reúnem, pela primeira vez, especialistas nacionais e internacionais para debater medicamentos biológicos e biossimilares, no Fórum Interdisciplinar de Biossimilares 2018, o evento acontecerá no Centro de Convenções Brasil 21, de 27 e 28 de julho de 2018, em Brasília, D.F.

A ALEMDII, estará presente neste importante evento, como membro da Biored Brasil. Será mais uma excelente possibilidade de aprendizado e discussões acerca de um tema tão importante.

O evento estima a participação de 600 profissionais, que durante 3 dias estarão reunidos no intuito de promover um debate sobre inovação, sustentabilidade e novas tecnologias aplicadas a Biossimilares com o objetivo de apresentar aos especialistas de todo o país os diferentes aspectos sobre o uso de medicamentos biossimilares no tratamento de doenças complexas de caráter autoimune – desde a conceituação ao uso clínico, na prática, de biossimilares bem como cenário regulatório, no Brasil e no mundo – além dos aspectos éticos no emprego clínico dos biossimilares e os desafios na aquisição pelo sistema público desses fármacos – a maioria de alto custo no pais. A partir dos debates, as sociedades médicas devem gerar um documento com as principais questões que envolvem o tema.

A partir do diálogo multidisciplinar promovido com os participantes deste encontro, será elaborado uma recomendação oficial com a chancela das SBR, GEDIIB SBD. Este documento será encaminhado ao Governo Federal para otimizar a aplicação da verba pública em Biossimilares.

Os medicamentos biológicos são produzidos a partir de organismos vivos e revolucionaram o tratamento e o curso de algumas das mais complexas autoimunes.

Hoje, já estão disponíveis medicamentos biológicos similares (biossimilares) às primeiras terapias dessa categoria.

Os medicamentos biossimilares são versões “similares” aos medicamentos biológicos originais, que há cerca de 20 anos passaram a fazer parte do arsenal terapêutico para tratamento de doenças autoimune complexas reumatológicas (como Artrite Reumatoide, Lúpus, entre outras), dermatológicas (Psoríase, Hidradenite Supurativa) e inflamatórias intestinais (Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa). Os medicamentos biológicos e os biossimilares são produzidos ou derivados de organismos ou células vivas, que são modificados para o tratamento de determinadas doenças. São constituídos por moléculas complexas e desenvolvidos em condições cuidadosamente controladas e monitoradas, exigindo múltiplas etapas para a sua elaboração (e posterior produção), até a obtenção de um produto consistente. Enquanto os medicamentos tradicionais sintetizados quimicamente apresentam uma estrutura molecular “simples”, os medicamentos biológicos têm estrutura molecular bastante complexa: enquanto uma aspirina tem um estrutura com 21 átomos, a insulina (também medicamento biológico) apresenta 787 átomos e um anticorpo monoclonal, mais de 168 milhões de moléculas.

“A complexidade da estrutura dos biológicos utilizados na terapia de doenças complexas tem suscitado o debate e controvérsias sobre os biossimilares. Por isso, nós como sociedades médicas temos o compromisso com profissionais de saúde de abrir espaço para um amplo debate e proporcionar o compartilhamento de informações e experiências nacionais e internacionais”, afirma Dr. José Tupinambá, diretor científico da Sociedade Brasileira de Reumatologia, entidade coordenadora do Fórum.

O Fórum Interdisciplinar de Biossimilares é aberto a profissionais de saúde, mediante inscrição prévia e contará com palestrantes dos diversos segmentos envolvidos na questão – comunidade médica, representantes de grupos de pacientes, autoridades regulatórias e indústria – com participação de especialistas internacionais.

A programação completa e as inscrições podem ser conhecidas em http://eventus.com.br/biossimilares2018/

Fontes:

Compartilhe, você pode ajudar alguém com esta informação! 

Visite e curta as redes sociais da ALEMDII:  
Facebook: ALEMDII  
Instagram @ALEMDII  
Twitter: @ALEMDIILesteMG 

Importante: 
Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. 
Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. 
Em caso de dúvida consulte seu médico! 
O acesso à informação é um direito de todos.

 

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!