ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Maio Roxo tem atividades informativas sobre Doenças Inflamatórias Intestinais em Ipatinga

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Os portadores de doenças inflamatórias intestinais tiveram um dia especial em Ipatinga para divulgação e esclarecimentos quanto às enfermidades. O evento, aconteceu na quarta-feira (16/05), faz parte da Semana de Conscientização e Orientação sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais, que integra o Calendário Oficial de Eventos do Município.

 

As atividades tiveram dois momentos distintos no mesmo dia. Das 13 às 18h, distribuição de panfletos e materiais informativos sobre as doenças na Praça 1º de Maio, no Centro.

  

 

alemdii crohn retocolite

Encontro de pessoas com doença de Crohn e Retocolite em Ipatinga

 

Já às 19h, palestra com o tema “Conhecendo as Doenças Inflamatórias Intestinais” e o Encontro de Pessoas com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa do Vale do Aço, no plenário da Câmara Municipal. Os eventos são todos gratuitos e abertos ao público em geral, contando com a participação de profissionais e estudantes da área da saúde e pacientes com DII’s.

ALEMDII CROHN IPATINGA

Vereador José Geraldo de Andrade, autor da Lei Lei Municipal nº 3.751/17. Que Institui Semana de Conscientização e Orientação sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais, fala aos presentes no evento.

A Semana de Conscientização e Orientação sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais foi instituída pela Lei Municipal nº 3.751/17, de iniciativa do vereador José Geraldo de Andrade. As atividades em Ipatinga foram realizadas pela Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais (ALEMDII).

Júlia Gonçalves Araújo Assis, presidente da Associação, esclarece que as Doenças Inflamatórias Intestinais podem ser divididas em dois grupos principais: a Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn. “Estas enfermidades são condições crônicas, autoimunes e de causas ainda não totalmente conhecidas. Acredita-se que pode ser desencadeada por uma interação entre predisposição genética, fator ambiental e bactérias intestinais”, explicou.

Ainda segundo a presidente da ALEMDII, o sistema imunológico das pessoas com doença inflamatória intestinal responde exacerbadamente, atacando o próprio tecido e causando inflamações. As DII’s compreendem patologias que têm como característica o surgimento de processo inflamatório no sistema digestório, principalmente os intestinos delgado e grosso.

Os sintomas gastrointestinais típicos das DII’s incluem diarreia, sangue nas fezes, cólicas abdominais entre outros. Alguns pacientes podem apresentar, além dos sintomas gastrointestinais, Manifestações Extraintestinais (MEI). Os órgãos mais afetados pelas MEI são a pele, articulações, olhos e o fígado.

 MAIO ROXO

Em 2010, nos Estados Unidos da América, durante a Digestive Disease Week, foi criado o WORL IBD Day (Dia Mundial da Doença Inflamatória), liderado por organizações de pacientes representando mais de 50 países nos cinco continentes e coordenado pela Federação Europeia das Associações de Crohn e Colite Ulcerativa (EFCCA).

Desde então, representantes de diversas cidades do Brasil, unidos com as Associações de Pacientes com Doença de Crohn e Colite Ulcerativa ao redor do mundo, utilizam o mês para a Campanha Maio Roxo.

Fonte: Câmara Municipal de Ipatinga

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!