ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Nota de Esclarecimento sobre Humira® (adalimumabe) 40mg e Fornecimento para o Ministério da Saúde

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

O fornecimento pela AbbVie para o Ministério da Saúde (MS), de Humira® (adalimumabe) AC 40mg/0,4mL, seringa pronta para uso, destinado a pacientes adultos nas indicações aprovadas, foi realizado normalmente, nos termos do contrato de fornecimento para o ano de 2020.

O total do volume contratado foi entregue, conforme instruções do Ministério, para atender o abastecimento dos Estados no último trimestre deste ano.

Em função da repercussão do Ofício Circular nº 54/2020/CGCEAF/DAF/SCTIE/MS, emitido no dia 15 de outubro de 2020 pelo Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, para os Coordenadores Estaduais da Assistência Farmacêutica, acerca do abastecimento de – Humira® (adalimumabe) 40mg, frasco-ampola, a AbbVie gostaria de esclarecer que:

  • A apresentação mencionada no ofício – Humira® (adalimumabe) 40mg, frasco-ampola, é exclusiva para pacientes pediátricos de artrite idiopática juvenil, artrite relacionada a entesite e doença de Crohn;
  • Após a aprovação da nova apresentação pediátrica de Humira® (adalimumabe) AC 20 mg/0,2mL, em seringa pronta para uso, em esquema posológico de dose fixa para pacientes pediátricos, a AbbVie passou a disponibilizar essa apresentação em substituição à Humira® (adalimumabe) 40mg, frasco-ampola e, posteriormente, iniciou o processo de descontinuação do frasco ampola;
  • Em 31 de março de 2020, a AbbVie comunicou formalmente ao Ministério da Saúde a disponibilidade da nova apresentação pediátrica de Humira® (adalimumabe) AC 20 mg/0,2mL, em seringa pronta para uso, a qual substitui a apresentação Humira® (adalimumabe) 40mg, frasco-ampola;
  • Todas as solicitações do Ministério da Saúde de Humira® (adalimumabe) 40mg, frascoampola foram atendidas pela AbbVie, nos termos do contrato de fornecimento, observando o cronograma contratado;
  • A AbbVie esclarece que tem em estoque no país ambas as apresentações aprovadas para uso pediátrico: Humira® (adalimumabe) AC 20 mg/0,2mL, seringa pronta para uso e Humira® (adalimumabe) 40mg, frasco-ampola.

Ciente dos desafios enfrentados no Brasil devido à COVID-19, a AbbVie segue em contato com o Ministério da Saúde para compreender a situação e, se necessário, encontrar soluções para o abastecimento, mitigando qualquer risco de desabastecimento aos pacientes pediátricos com indicação terapêutica de HUMIRA® (adalimumabe).

Reafirmamos o nosso compromisso com os pacientes que convivem com doenças crônicas e complexas e permanecemos à disposição.

Em caso de dúvidas, por favor entre em contato com a nossa Central de Relacionamento, AbbVie Line, pelo telefone 0800-0222843, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Cordialmente,
Rogério Afif El Kik Diretor de Relações Governamentais e Acesso.
São Paulo, 29 de outubro de 2020.

Fonte: AbbVie

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!