ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

PERFURAÇÃO INTESTINAL nas Doenças Inflamatórias Intestinais

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Perfuração intestinal é um rompimento da parede do intestino grosso ou delgado, geralmente com extravasamento do conteúdo intestinal para dentro da cavidade abdominal. Trata-se de uma eventualidade rara, mas grave, ocorrendo apenas em 1% a 3% dos pacientes com doenças inflamatórias do intestino.

perfuração intestinalHavendo perfuração intestinal, o conteúdo do intestino pode extravasar para a cavidade abdominal, o que possibilita que bactérias do interior dos intestinos causem uma peritonite, abscessos ou até uma septicemia (infecção generalizada) e, eventualmente, a morte. Pode, ainda, causar complicações em outros órgãos e diminuição da absorção dos nutrientes. Mesmo se vazar apenas ar, o problema já pode ser muito sério.

Quais são as complicações possíveis da perfuração intestinal?

A infecção é sempre uma situação grave e a formação de peritonite, abscesso intra-abdominal e septicemia são as complicações principais da perfuração intestinal, e, eventualmente, a morte.
As complicações agudas da DC que levam o paciente à necessidade de tratamento cirúrgico são: abscessos abdominais, abscessos anais, oclusão intestinal, perfurações livres na cavidade com peritonite, megacólon tóxico e hemorragia.
A perfuração intestinal na DC localiza-se, em 90% dos casos, no íleo e na face antimesentérica. Seu mecanismo parece ser por infarto, seguindo a obstrução e talvez o uso de corticoide.
A mortalidade pode atingir 10,8%. Essas complicações agudas podem representar a primeira manifestação da DC, antes mesmo de seu diagnóstico de certeza.

Porque acontece a perfuração intestinal?

Existem vários motivos: a presença de espessamento da parede intestinal, áreas de estenoses, fístulas, úlceras profundas e hipertrofia (aumento) do tecido mesenterial, além de outras.

Como é o tratamento da perfuração intestinal?

Essa resposta é muito ampla, porque vai depender do caso de cada pessoa, mas normalmente há necessidade de cirurgia para fazer ressecção da parte perfurada, ou seja, retirar a parte do intestino que foi perfurada. Mas tudo vai depender da gravidade da perfuração, da gravidade da doença, do estado do pacientes. E até mesmo os casos cirúrgicos são diferentes: algumas pessoas terão que fazer cirurgia em caráter emergencial e outras poderão planejar com um pouco mais de calma.
Entre as técnicas cirúrgicas disponíveis será escolhida a melhor técnica para o paciente no momento do ato cirúrgico. A DC representa grande sofrimento por anos, com restrições pessoais e sociais, em que as manifestações digestivas tornam a vida restrita ao ambiente familiar.
A evolução para formas variadas de abdômen agudo a tornam de vigilância constante e risco de necessidade de cirurgia de urgência.
Há diferenças na perfuração intestinal na doença de Crohn e na Retocolite Ulcerativa.

Perfuração intestinal na Doença de Crohn:

O mecanismo da perfuração livre para peritônio em doença de Cron ainda não é totalmente conhecido. Pode ser devido à distensão abdominal causada por uma estenose, mas também acontece sem haver essa dilatação∕distensão. A presença da inflamação dos vasos sanguíneos pode levar a uma alteração isquêmica que resultará na perfuração também.

Na doença de Crohn a perfuração intestinal pode ocorrer em qualquer parte do trato gastrointestinal. Perfurações no cólon pode ser por causa a colite e megacólon tóxico e também pela própria exacerbação da doença devido às estenoses e fístulas.

Outras causas são: câncer colorretal perfurado, após colonoscopia, após o exame de cápsula endoscópica, após o exame de colonografia por tomografia computadorizada e após colocação de prótese em estenoses no cólon.

Na doença de Crohn a perfuração pode ser localizada e bloqueada por estruturas e órgãos vizinhos, formando até mesmo fístulas e verdadeiros tumores inflamatórios

Perfuração intestinal na Retocolite Ulcerativa:

Nesses pacientes a perfuração ocorre em cerca de 2% dos casos e quase sempre está associado ao megacólon tóxico e também à colite tóxica, mas é muito mais comum no primeiro caso.

Também pode ocorrer por perfuração após colonoscopia e por câncer colorretal (associado à retocolite), mas nesse caso só quando o paciente para de tratar e acompanhar com o médico mesmo.

Os pacientes tem que ficar de olho em sintomas como distensão e dor abdominal e dor reflexa no ombro associada à febre e taquicardia. O diagnóstico da perfuração nos pacientes com retocolite ulcerativa pode ser tardio pois algumas medicações podem mascarar os sintomas.

Referências:

  • Edição v. 4 n. 2 (2017): Revista de Patologia do Tocantins
  • Revista HUPE – TRATAMENTO CIRÚRGICO NA DOENÇA DE CROHN – André da Luz Moreira
Compartilhe, você pode ajudar alguém com esta informação! 

Visite e curta as redes sociais da ALEMDII:  
Facebook: ALEMDII  
Instagram @ALEMDII  
Twitter: @ALEMDIILesteMG 

Importante: 
Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. 
Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. 
Em caso de dúvida consulte seu médico!

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!