ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Prebióticos e Probióticos, uma dupla imbatível

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Prebióticos e Probióticos apesar de ser um assunto e muito falado nas mídias sociais, continua sendo um tema que gera muitas dúvidas e desconhecimento por parte da população. Pré e probióticos: você sabe o que são e como eles podem ser introduzidos na nossa alimentação? Qual a diferença básica entre os dois?

Por: Karla Dupin de Almeida e Patrícia Nayara Estevam

Para início de conversa, é importante falar um pouquinho sobre os impactos negativos que a rotina da vida moderna pode causar em nós seres humanos. Com a correria do dia a dia, 24 horas parece ser muito pouco para fazermos tudo aquilo que precisamos: trabalhar, estudar, dedicar um tempo para a família, fazer compras no supermercado, arrumar a casa, ser social. Diante de tantos compromissos diários, deixamos de lado o cuidado com nosso bem mais precioso, a SAÚDE! O estresse físico e emocional, aliado ao sedentarismo e o alto consumo de produtos ultraprocessados criam o ambiente perfeito para o aparecimento de doenças.

Sabendo disso, é importante reconhecer e incluir em nossa vida hábitos que podem prevenir ou retardar esses efeitos danosos que muitas vezes são inevitáveis. A utilização de pré e probióticos é vista pela ciência de forma positiva e promissora podendo nos ajudar muito nesse sentido.

PROBIÓTICOS são microrganismos vivos que quando são usados em quantidades adequadas tem a capacidade de conferir benefícios à saúde do indivíduo. São as famosas “bactérias do bem” que podem ser encontradas em alimentos fermentados como o kefir, iogurte e leite fermentado ou então é possível comprá-los na farmácia na forma de cápsulas, comprimidos ou sachês.

A utilização regular de probióticos e com orientação adequada é capaz de contribuir para a manutenção de uma microbiota intestinal saudável, tratar diarreias, melhorar o sistema imunológico e até mesmo prevenir alguns tipos de câncer.

PREBIÓTICOS são representados pelas fibras alimentares, que não são digeridas pelo nosso organismo e servirão de alimento para nossas bactérias intestinais benéficas, estimulando sua proliferação. Como bons exemplos podemos citar a inulina e os fruto-oligossacarídeos (FOS).

É possível garantir o consumo adequado de fibras prebióticas através de uma alimentação que inclua frutas, verduras e legumes diariamente. A biomassa de banana verde é um bom exemplo de prebiótico que pode ser introduzido em nossas preparações de forma simples e barata.

Conhecer o indivíduo em sua totalidade, saber de suas necessidades e limitações e contribuir para sua adequação nutricional faz parte da rotina do profissional nutricionista. Dessa forma, durante uma consulta, converse melhor com ele para que você possa fazer uso consciente daquilo que a nutrição tem de melhor para lhe oferecer. E fica aqui um conselho: alimente-se bem e garanta mais saúde para toda a vida!

 

Referências Bibliográficas Consultadas:

  • DE OLIVEIRA, Janaina Lopes; DE ALMEIDA, Caroline; DA SILVA BOMFIM, Natália. A importância do uso de probióticos na saúde humana. Unoesc & Ciência-ACBS, v. 8, n. 1, p. 7-12, 2017.
  • DOS SANTOS MORAES, Marcia et al. Efeitos funcionais dos probióticos com ênfase na atuação do kefir no tratamento da disbiose intestinal. UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 14, n. 37, p. 144-156, 2018.
  • RIBEIRO, Ana Rita Palmar. A microbiota intestinal nas doenças inflamatórias do intestino e o potencial recurso a probióticos e prebióticos. 2016. Tese de Doutorado.
  • CARVALHO, Célia Patrícia Rios Novais de. A microbiota e as doenças inflamatórias intestinais. 2017. Tese de Doutorado.
  • LOPES, Eduardo Henrique Penchel. Probióticos para prevenção e tratamento das doenças inflamatórias intestinais. 2017.

 

 “Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente”. (William Shakespeare)

Karla Dupin de Almeida
Nutricionista
(CRN9: 22497)
Patrícia Nayara Estevam.
Nutricionista (CRN9: 22025)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Karla Dupin de Almeida e Patrícia Nayara Estevam são nutricionistas voluntárias da ALEMDII, formadas pelo UNEC, Centro Universitário de Caratinga.

 

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!