ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Revista ABCD em Foco Edição 71

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Confira a Edição 71 da Revista ABCD em FOCO

“Muitos motivos para celebrar o Maio Roxo

Iniciamos 2021 com a perspectiva de que a pandemia de Covid-19 desse uma trégua e permitisse que a vida voltasse ao normal. Mas, infelizmente, seguimos preocupados com esse vírus altamente contagioso e, por isso, todo cuidado é pouco. Todas as pessoas que foram contaminadas com o SARS-CoV-2 sabem que os sintomas podem ser muito desconfortáveis – e agravar, caso não sejam bem assistidas – e a nossa apreensão fica ainda maior quando o caso envolve alguém com doença inflamatória intestinal. Por isso, convidamos um paciente de Belém do Pará para nos contar sobre sua experiência com o coronavírus e como conseguiu administrar a DII e a Covid-19, ao mesmo tempo, para se recuperar.

Ter conhecimento da recuperação daqueles que contraíram Covid-19 é sempre muito animador. No entanto, esta edição da ABCD em FOCO vai dedicar um espaço importante para dar detalhes da grande vitória alcançada em 2021 com o novo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula a cobertura assistencial dos planos de saúde privados. A excelente notícia é que os adultos com retocolite ulcerativa ganharam três novas opções de imunobiológicos – golimumabe, infliximabe e vedolizumabe – e os pacientes pediátricos que não respondem à terapia convencional poderão utilizar o adalimumabe. E, em junho, os pacientes alcançaram mais uma vitória com a incorporação do citrato de tofacitinibe para o tratamento de retocolite ulcerativa ativa moderada a grave em pacientes adultos com resposta inadequada, perda de resposta ou intolerantes ao tratamento prévio com medicamentos sintéticos convencionais.

Além disso, os pacientes com DII passam a ter direito, pelos planos de saúde, a exames como calprotectina fecal,
interferon-gama e enteroscopia do intestino delgado por cápsula. Essas incorporações, já disponíveis desde 1º de abril, foram conquistadas graças a um grande trabalho conjunto de entidades como a ABCD, o Grupo de Estudos da DII no Brasil (GEDIIB) e com a participação de pacientes nas consultas públicas da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). E ficamos muito orgulhosos de saber que duas grandes parceiras da ABCD – Alessandra de Souza e Júlia Assis – são as representantes oficiais dos pacientes nas reuniões da Conitec a partir deste ano. Isso é união!

Como a pandemia acabou estimulando os encontros virtuais e as lives, com centenas realizadas ao longo de 2020 e no primeiro semestre de 2021, a segunda edição do Fórum de Pacientes com DII (FOPADII) foi realizada no dia 19 de maio de forma virtual. Assim, com cada um em sua casa, conseguimos reunir centenas de pacientes, familiares e apoiadores para celebrar o Dia Mundial da DII em um evento repleto de informações importantes e com a presença de especialistas que enriqueceram a todos com seus conhecimentos. As informações detalhadas sobre as duas edições do FOPADII serão disponibilizadas, em breve, em uma revista exclusiva. Um forte abraço!”

Dra. Marta Brenner Machado Presidente da ABCD

Confira a Edição 71 da Revista ABCD em FOCO: www.abcd.org.br/abcdemfoco

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!