ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Tratamento da DII: entenda a importância da adesão

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

PANEL 1 – CONHECER: Tratamento da DII: entenda a importância da adesão. Dra. Marta Brenner Machado

Fazer um tratamento adequado das doenças inflamatórias intestinais é importante para que o quadro se mantenha controlado, proporcionando o máximo de bem-estar ao paciente. Durante o painel CONHECER, realizado no 7º congresso da ALEMDII, a convidada Dra. Marta Brenner Machado, gastroenterologista e presidente da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), explica qual é a verdadeira importância de cuidar das DIIs.

 

Abaixo, descubra como um cuidado multidisciplinar ajuda a melhorar a convivência com a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.

Existe vida pós-diagnóstico

O diagnóstico assusta, mas recebê-lo não significa que a vida parou por ali. Portanto, é bom ter em mente que a doença bem tratada e manejada pode fazer com que a vida siga normal.

“Temos que ter essa visão ampla de quem é o meu paciente, onde está a doença dele, qual sintoma ele tem. Então, eu vou escolher uma terapia para esse paciente e começa o meu enorme papel de falar uma linguagem que entendam da gravidade ou não. Às vezes a doença é leve”, tranquiliza a gastroenterologista.

O tratamento começa no momento em que o paciente sai do consultório médico. É o momento em que a consciência de adesão a esses cuidados deve ser iniciada, de acordo com Machado. “Ou a gente fica assistindo TV em um sofá e não faz nada ou vai para a luta, usa uma bonita maquiagem e vai trabalhar, vai fazer ginástica, vai tomar o remédio e a vida que segue e é assim que tem que ser. Isso é a adesão ao tratamento”.

A jornada precisa de persistência

Assim como qualquer processo de mudança de hábitos, a adesão ao tratamento das DIIs também precisa de persistência e constância para que as enfermidades se mantenham controladas. A médica diz que a jornada é longa e a doença é, sim, desafiadora. Por isso, no início dos sintomas, é importante explicar ao profissional como era o funcionamento do intestino antes e como é agora. Tudo isso irá ajudar no diagnóstico correto e na identificação de pacientes com potencial gravidade da doença, dando a cada um tratamento individualizado.

Mesmo que a doença de Crohn e retocolite ulcerativa não tenham cura, é possível entrar em remissão dessas enfermidades. Ou seja, não sentir dor, diarreia ou sintomas. Dessa forma, é possível viajar, namorar, ir às festas e, principalmente, tomar o remédio tranquilamente.

“O medo toma tanto conta que o paciente não consegue nem adesão ao tratamento, porque o sentimento domina seu emocional. Então, esse medo tem que ser mostrado para o médico e o médico tem que ajudar a diminuir isso”, diz Machado. Segundo a especialista, perguntas frequentes de pacientes aflitos nos consultórios são:

  • Vou ter uma vida normal?
  • Vou conseguir trabalhar, estudar e ter uma família?
  • Meus filhos têm risco de herdar essa doença ?
  • Vou precisar de cirurgia e ostomia?
  • Tenho risco de câncer?
  • Vou saber quando terei crise novamente?
  • Quais os efeitos colaterais dos remédios? Posso parar com os remédios?
  • Como vou saber se estou melhor?
  • Algum dia vou ficar curado?

 

“É muito importante a gente sair dessa onda do medo, de todos esses questionamentos que são completamente adequados e aos poucos acalmar nossos pensamentos dessas dúvidas. Aí, sim, vamos ter uma adesão do tratamento e sair da zona de inércia do medo”, pontua.

Faça por você

A médica ressalta que muito se esquece sobre como a condução do tratamento está nas mãos do próprio paciente. Ou seja, é preciso focar no real e fazer com que os hábitos e atitudes do dia a dia ajudem a melhorar a convivência com o diagnóstico de doenças inflamatórias intestinais.

Além disso, é essencial contar com a ajuda de uma equipe multidisciplinar, por exemplo, psicólogos, nutricionistas, preparadores físicos e, claro, ter um bom médico que conduza o tratamento com parceria e transparência. “Escolha uma equipe legal. Não gostou de uma que está? Não fica ali, procura outra. Existem milhares de opções de profissionais dispostos a ajudar, mas é preciso identificar aquele profissional que realmente é parceiro de vocês. Aí, sim, é feito o receituário, decidido qual é o seu tratamento e vamos ter ponto da adesão do tratamento”, diz a médica.

A Dra. explica que a adesão ao tratamento é algo complexo. É preciso saber dos fatores socioeconômicos, fatores relacionados ao tratamento, ao paciente e à doença de cada indivíduo, afinal, os exames e remédios das DIIs são caros, mas também podem ser encontrados através do Sistema Único de Saúde (SUS). Machado ainda pontua que o fator doença, médico e paciente precisam estar em completo equilíbrio para que a adesão aos cuidados seja feita de forma correta.

Por que a não adesão ocorre?

 Conheça alguns dos fatores relacionados a não adesão do tratamento em casos de retocolite ulcerativa:

  • Idade mais jovem;
  • Diagnóstico de colite esquerda;
  • Solteiros;
  • Dosagens de 3x ao dia;
  • Discordância com o médico;
  • Sexo masculino;
  • Quatro medicações concomitantes;
  • Negação da doença;
  • Esquecimento;
  • Não ver necessidade de uso quando da remissão;
  • Falta de relação no apoio profissional;
  • Falta de informação médica adequada;

 

 

Já no caso exclusivo de tratamento medicamentoso, os motivos também abrangem não se importar em ficar melhor, medo de tornar-se dependente do remédio, acreditar que o medicamento não ajuda ou não é necessário e achar que o remédio tem gosto ou cheiro ruim.

Como diminuir a resistência?

Uma dica sugerida pela Dra. Marta Brenner Machado é usar lembretes para não perder o horário dos remédios. Quanto à falta de apoio profissional, procurar outros profissionais é sempre uma opção para o paciente. Além disso, alguns remédios podem ser encontrados, como já citado, no SUS.

É importante quebrar essas barreiras que impedem o tratamento de acontecer. “O ruim [a doença] a gente tem, mas a gente consegue fazer ela ficar ‘boa’ quando buscamos por isso. Quando não fazemos o tratamento, já acordamos chateados e isso só vai ladeira abaixo, porque só piora [o diagnóstico]”, alerta Machado.

Um outro ponto importante em prestar atenção são as fake news ao redor do tratamento das DIIs. Com o conhecimento prévio e fáceis de encontrar em navegadores, os pacientes já chegam ao consultório sabendo muito das doenças. No entanto, nem toda informação disponível na internet é verídica, por isso, é sempre essencial confirmar qualquer questão com o médico responsável pelo caso.

Por fim, a gastroenterologista explica que a correta decisão compartilhada deve acontecer no consultório, ou seja, avaliação individualizada e dúvidas esclarecidas, explicação de condutas e riscos, alinhamento de proposta terapêutica e outros fatores que façam com que a confiança entre profissional e paciente estejam fortes e saudáveis para combater os sintomas da doença de Crohn e retocolite ulcerativa.

Assista a palestra da Dra Marta Brenner Machado:

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!