O lançamento oficial da fundação da ALEMDII (Associação do Leste Mineiro de Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais) acontece às 19h desta sexta-feira (22/01), no Casarão das Artes, localizado à Rua João Pinheiro, 154, Centro de Caratinga. O evento promovido pela ALEMDII é aberto ao público e contará com uma palestra ministrada pela enfermeira e presidente da DII Brasil, Alessandra de Castro, além da presença da presidente da AMDII (Associação Mineira de Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais), Patrícia Mendes.
Oportunidade em que a presidente da Dii Brasil também lançará seu livro intitulado de “Registros de uma CROHNista”. A renda arrecadada com a venda do livro será revertida para a AMDII, fundada por pacientes acometidos pela doença. A autora busca neste livro promover juntamente com a AMDII, uma maior divulgação das doenças inflamatórias intestinais.
A autora, e também paciente há 16 anos, presidiu a AMDII por mais de dez anos, e dessa experiência, surgiu a ideia de compartilhar sua visão, juntamente com outros pacientes e profissionais da área da saúde, sobre os registros do período de adaptação e convivência com a enfermidade, que não foram nada fáceis, mas que poderiam auxiliar a pacientes ou profissionais, para um melhor entendimento sobre a doença de Crohn. Sua batalha com a doença continua e, após o término do livro, já passou por mais duas cirurgias, sendo que, em uma delas o estoma foi recolocado no outro lado do abdômen. Sua vida segue com as limitações oriundas da enfermidade, mas seu esforço em melhorar física e emocionalmente continuam.
ALEMDII
Em entrevista ao Super Canal, a presidente da ALEMDII, Júlia Assis, também paciente há 18 anos, ressaltou que a primeira reunião de fundação da entidade sem fins lucrativos ocorreu em 16 de novembro de 2015. A ALEMDII também foi fundada por pacientes acometidos por doenças inflamatórias intestinais. Atualmente, cerca de 30 voluntários fazem parte da ALEMDII. Júlia destacou que a entidade sem fins lucrativos foi criada com a finalidade de prestar assistência e amparo aos portadores de doenças inflamatórias intestinais (DII), tais como doença de Crohn e retocolite ulcerativa.
Doença de Crohn
A doença de Crohn é uma enfermidade inflamatória crônica que pode afetar todo o sistema digestivo, mas acomete especialmente o íleo terminal (parte inferior do intestino delgado) e o cólon. Esse processo inflamatório é extremamente invasivo e compromete todas as camadas da parede intestinal: mucosa, submucosa, muscular e serosa.Os sintomas mais comuns da doença de Crohn são dor abdominal (geralmente no quadrante inferior direito) associada à diarreia (com ou sem sinais de muco e sangue), febre, perda de peso e enfraquecimento por causa da dificuldade para absorver os nutrientes.
Retocolite Ulcerativa
Retocolite ulcerativa inespecífica é uma das moléstias inflamatórias que acometem o intestino. Seus sintomas são semelhantes aos de outras moléstias do aparelho digestivo. Não se conhece a causa da retocolite ulcerativa, mas fatores genéticos e auto-imunes estão envolvidos no seu aparecimento. Os principais sintomas são sangramento e diarreia com cólicas, sangue, muco e, eventualmente, com pus se houver infecção. As crises de diarreia são persistentes, ocorrem durante o dia e também à noite e de madrugada. Depois das refeições, o reflexo para evacuar é intenso. Por isso, muitos pacientes preferem não comer e acabam emagrecendo.
Fonte: Super Canal