Quem Somos

A ALEMDII (Associação do Leste Mineiro de Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais) foi fundada em novembro de 2015 em Caratinga / MG por pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) e familiares, com o principal objetivo de promover a interação e auxílio às pessoas com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.

Contamos com o apoio voluntário de profissionais da saúde especializados nesta área. A ALEMDII está localizada no interior de Minas Gerais, no Leste Mineiro e abrange uma área onde prevalece ainda a atividade agrícola com níveis de sustentabilidade comprometidos, com terrenos acidentados, o que leva à baixa renda média da população

e forte comprometimento das condições da natureza. Segundo dados do IBGE, o salário médio dos trabalhadores formais, em Caratinga (Sede da ALEMDII) é de 1,8 salários mínimos e comparado à Belo Horizonte (3,7 salários mínimos) e São Paulo (4,4 salários mínimos) demonstra o quanto a população é carente.
Esta baixa renda leva a grande maioria da população a utilizar o atendimento médico oferecido pelo SUS.
Um dado muito grave é que não sabemos quantos são os pacientes que convivem com as DIIs, e, além de enfrentarmos problemas básicos como o alto grau de desinformação e preconceito da população, e questões urgentes e complexas, como a dificuldade no acesso a atendimentos médicos, exames e tratamentos tanto padrões, quanto modernos e de alto custo disponíveis somente para uma pequena e exclusiva parcela da população.

PARA ATINGIR NOSSO OBJETIVO, TRABALHAMOS EM 3 PILARES:

Suporte ao paciente e seus familiares

Nosso trabalho visa acolher e orientar os portadores de DII e seus familiares. Temos um trabalho de empoderamento, escutando os pacientes e, dentro do possível, orientando-os. Assim conseguimos direcioná-los, quanto aos seus direitos pela saúde e também em outros aspectos referentes a doença.

Educação continuada

Promovemos reuniões mensais com palestras de profissionais voluntários, levando aos pacientes, temas de importância sobre as DIIs, promovendo a interação dos pacientes, o debate e o convívio entre os portadores de DII da região. Em nossas reuniões também são discutidos assuntos de caráter administrativo da Associação.

Anualmente, a ALEMDII oferece, aos profissionais de saúde e estudantes da área, o Congresso do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais, uma oportunidade de atualização constante e contribuindo para o acesso e tratamento adequado e humanizado aos pacientes de DII da nossa região.

Ações de advocacy e divulgação das DIIs

Como forma de divulgação e empoderamento, mantemos nossas redes sociais com um conteúdo vasto e de referência científica, com a missão de levar informação de qualidade e realmente útil, além de dicas de qualidade de vida para os pacientes com o diagnóstico de Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa.

Realizamos várias ações de promoção à saúde na região, divulgando as doenças inflamatórias intestinais e seus principais sinais e sintomas, contribuindo assim para o diagnóstico precoce e a empatia com os pacientes.

Além de monitorarmos as principais dificuldades dos pacientes, nos unimos à várias ONGs nacionais e internacionais na luta pelo acesso a medicamentos de qualidade, atualizações de protocolos clínicos e ações de divulgação dos direitos do paciente.

Para que possamos cada vez mais alcançar nossos objetivos, contamos com sua presença e apoio em nossos eventos, ou mesmo em nossas redes sociais.

Junte-se a nós nesta causa!

A força da ALEMDII está na nossa união! Você não está sozinho!!!

E vale a pena saber: Para se associar à ALEMDII basta preencher nosso cadastro.

Todas as nossas ações são GRATUITAS. Participe conosco! Cadastre-se!

Missão

Nossa missão é oferecer ajuda e orientação às pessoas com doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa para que tenham acesso à saúde integral e convivam de uma forma mais harmoniosa com sua patologia, além de informar, sensibilizar, educar, orientar e apoiar através de informações a sociedade para garantir a detecção precoce e diminuição do sofrimento das pessoas com DII.

VISÃO

Ser referência para apoio aos pacientes de doenças Inflamatórias Intestinais (Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa). Com um acolhimento humanizado e oferecendo suporte e melhorando a qualidade de vida das pessoas com doença de Crohn e Retocolite ulcerativa.

VALORES

Compromisso com o ser humano,acolhimento, Paixão pela causa, transparência em nossos trabalhos, respeito, ética, empatia, amor e união.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!