A Psicologia (Estudo da alma) é o campo da saúde que se aplica de dentro pra fora, bem como no autoconhecimento para produzir realização. Da perspectiva emocional negativa resulta a baixa imunológica, maior suscetibilidade ao adoecimento podendo desencadear depressão e culminar até em câncer.
Uma perspectiva positiva aumenta nossa disposição em combater o adoecimento, ajuda a passar pelas adversidades que a vida nos propõe e faz com que seja mais agradável a convivência no meio social. O ser humano, mediante os avanços científicos, descobertas e realizações, acaba por se distanciar de sua mortalidade. Ao adoecermos somos obrigados a deparar com esse fato, experienciando ainda, a impotência e a fragilidade. Ocorre portanto que ao adoecer, frente a um modo de enfrentamento negativo, a tristeza atua em conjunto com a patologia; Quanto mais adoecido, maior o entristecimento, que por sua vez, aumenta a dificuldade de combater a enfermidade, entrando em um ciclo de retro alimentação.
A psicologia atua no eixo biopsicossocial (organismo, psiquismo, sociedade) ajudando as pessoas a encontrarem uma forma de existir mais saudável, considerando que “estar saudável” envolve tanto a boa saúde física quanto psíquica do sujeito, e que as interações sociais (e como são feitas), são extremamente influentes nesse equilíbrio. Oferece os aparatos para que as pessoas possam encontrar seu melhor caminho em uma forma de viver adaptativa.

Equipe de psicólogos responsáveis pelo grupo psicoterapêutico da ALEMDII
Ridley Antonio de Vasconcelos
Sarah Zinato
Honey Knupp Gonçalves.