Nesta segunda-feira, 18, a Associação do Leste Mineiro de Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (ALEMDII) estará realizando sua reunião mensal. O evento, aberto ao público, acontecerá na Casa da Amizade, localizada na Rua Princesa Isabel, 421, em Caratinga com início às 19 horas.
Como informa a presidente da ALEMDII, Júlia Gonçalves Araújo Assis, nesta reunião acontecerá a palestra com o tema “Considerações Gerais sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais, ministrada pela médica Letícia Silva Morais, especialista em Saúde da Família e pós-graduada em Gastroenterologia.
Segundo ela, o encontro será aberto ao público. “As nossas reuniões mensais tem o objetivo de possibilitar a troca de informações e experiências entre os portadores das doenças inflamatórias intestinais e seus familiares. Porém, como teremos a presença da Drª Letícia, decidimos abrir à participação também de estudantes da área de saúde e pessoas interessadas”.
ALEMDII Itinerante
Com o objetivo de oferecer mais informações sobre as doenças inflamatórias intestinais, inclusive a pessoas que não enfrentam o problema, neste mês a ALEMDII deu início ao projeto “ALEMDII Itinerante”, a ser desenvolvido nas cidades polo do Leste Mineiro: Caratinga, Ipatinga, Governador Valadares e Manhuaçu.
O lançamento do projeto aconteceu no dia 02, em Ipatinga. Como Júlia informa, o projeto é desenvolvido em duas etapas. “Na parte da manhã, nós montamos uma tenda em uma praça da cidade, onde colocamos banners e cartazes e fazemos a distribuição de panfletos e folders, com informações sobre as doenças ao público. No período da tarde, nós realizamos uma reunião, na qual os portadores se encontram para a troca de experiências”.
A próxima edição do ALEMDII Itinerante está marcada para o dia 22 de outubro, em Manhuaçu. A seguir, em data a ser confirmada, o projeto será realizado em Governador Valadares, se encerrando em Caratinga, no mês de novembro, como parte dos eventos que marcarão o segundo aniversário da entidade.
O desenvolvimento do projeto ALEMDII Itinerante está sendo patrocinado pela AbbVie, multinacional especializada no desenvolvimento de pesquisa e produção de diversificada linha de medicamentos, entre os quais diversos líderes de mercado, incluindo remédios para tratamento das doenças inflamatórias intestinais.
ALEMDII
Entidade sem fins lucrativos, e que reúne pessoas portadoras de Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, atualmente, a Alemdii conta com mais de 80 associados, de diversas cidades do Leste Mineiro. Interessados em se tornar sócio ou obter mais informações sobre o funcionamento da instituição pode entrar em contato com sua presidente através do telefone (33) 99905-1231, pelo e-mail alemdii.org@gmail.com ou acessando a página da entidade no Facebook, cujo endereço é facebook.com/ALEMDII.
Júlia Assis alerta que sintomas como dores abdominais, febre, diarreia constante e perda de peso podem ser sinais das doenças inflamatórias intestinais, que são doenças autoimunes e sem causas definidas. “Em caso da existência desses sintomas, procure o médico, pois você pode estar com uma doença inflamatória intestinal”.
Fonte: Jornal A Semana