Doenças Inflamatórias Intestinais é tema de palestra na capacitação inédita sobre Ostomias em Ipatinga

13 de junho de 2019 | ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL, NOTÍCIAS, OSTOMIA | 0 Comentários

A Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos últimos dias, para mais de 100 enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do município e de outras 32 cidades da Região, uma capacitação inédita sobre a assistência e os cuidados da Enfermagem aos pacientes que passaram por procedimento cirúrgico de Ostomia.

Promovido pelos profissionais da Policlínica Municipal, que atende atualmente 400 pacientes da região com Ostomia, o encontro foi realizado nestas terça (11) e quarta-feira (12), no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins, no bairro Cidade Nobre.

HMEM

Centenas de enfermeiros do município e de outras 32 cidades da Região, participaram da capacitação inédita sobre a assistência e os cuidados da Enfermagem aos pacientes estomizados

O evento contou com a presença da Presidente da ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais, Julia Assis, de Caratinga, e da Consultora Educacional da empresa Coloplast, de Belo Horizonte, Camila Neiva.

Júlia Assis palestrou durante o evento sobre sua vivência com a Doença de Crohn, ressaltou a importância do acolhimento e do diagnóstico precoce das Doenças Inflamatórias Intestinais e ainda apresentou o trabalho que a ALEMDII vem desenvolvendo em toda a região.

alemdii

Júlia Assis, presidente da ALEMDII

Ostomia é uma cirurgia no abdômen para exteriorização dos sistemas digestivo ou urinário. O procedimento consiste na criação de um orifício externo denominado estoma, para eliminação de fezes ou urina.

Segundo a diretora do Departamento Atenção Especializada, Elisângela Barroso, “a humanização no atendimento ao paciente é um assunto relevante nesta gestão. O acolhimento e a orientação são imprescindíveis para garantir a reabilitação do paciente”, destacou.

daes

A diretora Elisângela Barroso ao lado da referência técnica em Estomia pela Policlínica Municipal, Claudilene de Fátima Silva, destacam a importância da capacitação para os profissionais

Durante o encontro, foram apresentados temas como ostomias intestinais e urinárias, adequação de bolsas coletoras, higienização, autocuidado, formas de avaliação do paciente estomizado e reabilitação, dentre outros assuntos.

À frente do evento, a enfermeira e referência técnica em Estomia pela Policlínica, Claudilene de Fátima Silva, destaca que “neste momento em que as demandas deste tipo de cirurgia são crescentes, é necessário preparar os profissionais da atenção básica e da urgência com informações atuais que ajudarão os pacientes a terem uma melhor qualidade de vida”.

Em nome dos pacientes ostomizados, parabenizamos à toda equipe do evento pela importante e inovadora iniciativa que resultará na melhoria da qualidade de vida e do acolhimento das pessoas que convivem com uma ostomia e agradecemos ao convite para estarmos presentes.

Fonte: