Muitas pessoas com Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa ainda têm dúvidas de quais os medicamentos para seu tratamento estão disponíveis gratuitamente pelo SUS.
Por isso vamos explicar aqui de forma clara todos os medicamentos disponibilizados para essas doenças, para que servem e como conseguir os medicamentos.
É importante saber que o Ministério da Saúde tem vários Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para diversas doenças (inclusive para a Doença de Crohn e para a Retocolite Ulcerativa), onde são estabelecidos critérios de diagnóstico, tratamento recomendado, dosagens e etc.
Caso você queira conhecer cada um dos PCDT, basta clicar nos links abaixo:
Para sermos mais específicos, vamos mostrar aqui para que servem e quais são os medicamentos para Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa estão incluídos no PCDT, ou seja, que são distribuídos gratuitamente pelo SUS.
- Aminossalicilatos
Disponíveis para RCU e DC: Sulfasalazina e Mesalazina
- Corticosteroides
Disponíveis para RCU: Hidrocortisona e Prednisona.
Disponíveis para DC: Hidrocortisona, Prednisona, Metilprednisolona.
- Imunossupressores
Disponíveis para RCU: Azatioprina, 6-Mercaptopurina, Ciclosporina.
Disponíveis para DC: Azatioprina, Metotrexato, .
- Antibióticos
Disponíveis para DC: Metronidazol, Ciprofloxacino
- Terapia Biológica
Disponíveis para DC: Infliximabe, Adalimumabe, Certolizumabe Pegol.
Disponíveis para RCU: Ainda não são estão disponíveis no SUS.
Em 29 de outubro de 2019, foi publicada no diário oficial a incorporação dos medicamentos para o tratamento da RCU, Infliximabe e Vedolizumabe que segundo a lei, deve estar disponível em até 180 dias após a data de publicação.
- Para o tratamento da Doença de Crohn, ainda está disponível o medicamento Alopurinol.
Como proceder para receber os medicamentos pelo SUS?
- Informe-se na unidade do SUS mais próxima de sua residência sobre a Farmácia de Alto Custo e peça os documentos necessários para dar entrada no processo de solicitação dos medicamentos.
- Serão solicitados de você o preenchimento de todos os formulários, receita, laudo médico e exames que comprovam sua patologia e necessidade de uso do medicamento além de seus documentos pessoais.
- Não esqueça de guardar cópia de todos os documentos, exames, laudos e receitas médicas. E não esqueça de sempre levar a solicitação em duas vias, para que o funcionário possa protocolar uma e lhe devolver. O protocolo que é entregue a você é importante, porque diz quem recebeu e a data em que foi recebido. Portanto, é através dele que você fará o seu controle ou poderá cobrar uma resposta.
- Você receberá a informação da data para entrega do medicamento. O seu processo será avaliado por uma equipe do seu estado e se estiver dentro das normas exigidas no PCDT defere o pedido.
- Após todos estes passos, seu medicamento será dispensado mensalmente a você.
- Para manter o processo ativo, você deverá levar receita médica e a LME preenchida de 3 em 3 meses para continuar recebendo seu medicamento. (Existe uma lei que aumenta esse prazo para 6 em 6 meses mas as farmácias de alto custo têm até o mês de maio para se adequar a nova lei).
- O processo é um pouco demorado mas é necessário para a conferência dos dcumentos e avaliar se o paciente se enquadra nas diretrizes de utilização.
Agora queremos saber de você: Como é no seu estado a dispensação dos medicamentos? O processo é demorado? Aqui no interior, pode demorar até 90 dias para conseguir. Precisamos melhorar esse tempo de espera não é?
Compartilhe, você pode ajudar alguém com esta informação! Visite e curta as redes sociais da ALEMDII: Facebook: ALEMDII Instagram @ALEMDII Twitter: @ALEMDIILesteMG Importante: Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico.