O processo inflamatório das lesões intestinais pode levar o paciente à desnutrição
Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) são doenças crônicas que acometem o trato gastrointestinal. As duas apresentações mais comuns são a Doença de Crohn (DC) e a Retocolite Ulcerativa.
O processo inflamatório das lesões intestinais pode levar o paciente à desnutrição, não só pela atividade da doença, mas também por anorexia, má absorção de nutrientes, estresse oxidativo, necessidades nutricionais aumentadas e uso de medicamentos.
Desnutrição
Até 70 a 80% dos pacientes perdem peso durante a doença, levando a algum grau de comprometimento nutricional. A prevalência de desnutrição fica em torno de 23% dos pacientes ambulatoriais e 85% dos hospitalizados.
A desnutrição está associada ao retardo da melhora clínica e da recuperação pós‑operatória, bem como à maiores índices de complicações cirúrgicas. A nutrição adequada contribui para o melhor prognóstico dos pacientes.
O cuidado nutricional é importante nas DII tanto na prevenção como no tratamento da desnutrição, das deficiências específicas de nutrientes e das alterações nos níveis de oligoelementos. O estado nutricional está diretamente relacionado com a gravidade da doença e sua piora pode contribuir para a deterioração da competência do sistema imune.
Fonte:
Santos, Livia Alves Amaral, et al. “Terapia nutricional nas doenças inflamatórias intestinais: artigo de revisão.” Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr (2015): 383-396.