Ampliação de Uso do Teste de Liberação de Interferon-Gama (IGRA) para detecção de infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis em pacientes com doenças inflamatórias imunomediadas ou receptores de transplantes de órgãos sólidos
Atenção! A Consulta Pública nº 64 está aberta até 10 de outubro/2022 para receber contribuições da sociedade (opiniões, sugestões e críticas) sobre o tema.
Vamos começar pelo começo entendendo o que é a tuberculose
É uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis que entra no organismo pelas vias respiratórias, por meio de gotículas produzidas pela tosse, fala ou espirro de pessoas contaminadas. A doença afeta principalmente os pulmões, embora possa acometer tecidos de outros órgãos.
Sintomas principais da tuberculose
Tosse com duração de três ou mais semanas, febre baixa ao entardecer, dores no peito ao respirar ou tossir, rouquidão, cansaço, perda de apetite e emagrecimento, sangue ao expectorar e suor noturno.
Agora vamos entender o que é a Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB)
A ILTB se caracteriza quando a defesa natural do indivíduo é capaz de eliminá-la ou mantê-la sem atividade, sem apresentação de sintomas, como se a doença estivesse em estado dormente. Contudo, entre as pessoas que apresentam baixa imunidade em razão de outros quadros de saúde, esse estado dormente pode ser ativado quando é iniciado o tratamento com medicamentos imunobiológicos ou imunossupressores ou até mesmo quando submetidos à transplantes. Nesses casos, as chances de ativação da tuberculose são 74 vezes maiores do que na população em geral.
Voltando à Consulta Pública
A recomendação inicial da CONITEC é favorável! A Conitec recomendou inicialmente a ampliação de uso no SUS do teste de Liberação de lnterferon-gama (IGRA) para detecção de infecção atente pelo Mycobacterium tuberculosis em pacientes com doenças inflamatórias imunomediadas ou receptores de transplantes de órgãos sólido.
Esse tema foi discutido durante a 110ª Reunião Ordinária da Comissão, realizada nos dias 6 e 7 de julho/2022 e nessa ocasião, o Plenário considerou a importância do IGRA como alternativa diagnóstica para o controle epidemiológico da tuberculose e para o auxílio na identificação e no prognóstico dos pacientes com maior risco de desenvolver a tuberculose ativa.
Agora é a nossa vez de apoiar essa decisão favorável da CONITEC
As Consultas Públicas da Conitec estão na plataforma Participa + Brasil
Siga o passo a passo e garanta que a sua contribuição seja devidamente efetuada e concluída no sistema:
- Efetue cadastro/login no site GOV.BR
- Aguarde a confirmação de acesso e/ou cadastro de dados efetuado com sucesso.
- Permaneça logado no site GOV.BR e retorne para a nossa página. Busque pelo tema de interesse e clique diretamente nos formulários disponíveis para preencher e enviar a contribuição.
- Uma mensagem informará se o processo foi concluído com sucesso.
Após seguir o passo a passo você pode participar com a sua opinião na Consulta Pública Nº 64 da Conitec buscando nesse link: https://www.gov.br/conitec/pt-br/assuntos/participacao-social/consultas-publicas
Você vai procurar por: Consulta Pública Nº 64 – Ampliação de uso do Teste de Liberação de Interferon-gama (IGRA) para detecção de infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis em pacientes com doenças inflamatórias imunomediadas ou receptores de transplantes de órgãos sólidos.
Você vai encontrar como nessa imagem:
Para participar com experiências ou opiniões acesse:
https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sctie-n-64-2022-opiniao
Para participar com contribuições técnico-científicas acesse:
https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sctie-n-64-2022-tecnico-cientifico