O PCDT da Retocolite Ulcerativa foi publicado em 2002 e desde então não sofreu nenhuma atualização. Esta demora em rever o PCDT vem trazendo enormes prejuízos para o tratamento de pessoas com RCU pois este não contempla nenhum tratamento com terapia biológica.
A 79ª reunião da CONITEC, será realizada nos dias 03 e 04 de julho, e a plenária discutirá sobre dois assuntos referentes à Retocolite:
- Apreciação inicial do vedolizumabe para o tratamento de pacientes adultos com retocolite ulcerativa de moderada a grave
- Apreciação inicial de biológicos (adalimumabe, golimumabe, infliximabe e vedolizumabe) para o tratamento da colite ulcerativa moderada a grave.
O que vem depois?
1 – Apreciação dos temas propostos na plenária. (Acontecerá no dia 04/07/19)
2- Publicação da recomendação inicial da CONITEC sobre a incorporação destas novas tecnologias no PCDT da Retocolite Ulcerativa
3 – Consulta pública: Neste momento, todos (Pacientes, familiares, cuidadores, profissionais de saúde, associações de pacientes, sociedades médicas, laboratórios, etc.) são convidados a contribuir relatando suas experiências, estudos, vivências… a respeito da recomendação inicial.
4 – Após o prazo e a avaliação das contribuições recebidas, a CONITEC emite a recomendação final e esta é publicada no Diário Oficial da União.
5 – Em no máximo 180 dias após a publicação no DOU, os medicamentos aprovados deverão ser disponibilizados pelo SUS.
A atualização do PCDT da Retocolite é uma demanda antiga pleiteada por todas as associações de pacientes e sociedades médicas:
Desde o ano passado a ALEMDII vem acompanhando e cobrando do ministério da Saúde sobre essa atualização, e recebíamos a resposta que estava em andamento. No último questionamento, com data de fev/2019, o Ministério da Saúde afirmou que esta atualização seria pautada na CONITEC ainda este semestre.
Em Março de 2019, a ABCD promoveu o I FOPADII no auditório Interlegis do senado federal, com representantes de todas os interessados no tema (associações de pacientes, médicos, gestores, legisladores, etc..) onde pudemos apresentar nossa demanda e ouvir da representante da CONITEC no evento, Vânia Canuto, que “essa atualização era uma dívida do departamento com os pacientes”.
Hoje, vendo o assunto ser pautado, só temos a agradecer a todos que se empenharam nesta luta e mostra que unidos, podemos muito mais.