Importância da Equipe Multidisciplinar
Os médicos, de forma geral, estão preparados para identificar essas manifestações como um sinal de alerta de DII?
Acredito que os médicos familiarizados ao atendimento das DII estão sempre atentos ao aparecimento e à condução das MEI. No entanto, para aqueles que não possuem grande vivência na abordagem da doença inflamatória intestinal, bem como para especialistas que recebem pacientes que manifestam a DII por meio de uma MEI, o diagnóstico da DII através dessas manifestações clínicas é mais difícil, o que muitas vezes ocasiona atraso no diagnóstico do processo inflamatório intestinal.
Qual deve ser a conduta dos médicos quando o paciente apresentar uma MEI?
A conduta irá depender do tipo e da gravidade da MEI. Nos casos em que estas se associam à atividade inflamatória intestinal e não necessitam de tratamento especializado como, por exemplo, a artrite periférica tipo 1, o controle adequado da inflamação intestinal é o tratamento indicado. No entanto, na suspeita de uveíte, por exemplo, a participação do oftalmologista é mandatória. Acredito que as MEI devem ser abordadas por equipe multidisciplinar, com participação do especialista a depender da demanda do quadro clínico apresentado pelo paciente.
Fonte: “Muito mais que sintomas intestinais”, entrevista com a Dra Maria de Lourdes de Abreu Ferrari, coordenadora do Ambulatório de Intestino do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG, responde em entrevista para a ABCD – ABCD em Foco, Edição 69