Doenças Inflamatórias Intestinais

As Doenças Inflamatórias Intestinais são condições crônicas, autoimunes e de causas ainda não totalmente conhecidas. Acredita-se que pode ser desencadeada por uma interação entre predisposição genética, fator ambiental e bactérias intestinais.Mas nenhum desses fatores sozinho, ou mesmo stress, ou alguma comida, provocam o surgimento das doenças.

Nas pessoas com doença inflamatória intestinal, o sistema imunológico responde exacerbadamente atacando o próprio tecido e causando inflamação.

As DIIs compreendem patologias que tem como característica o surgimento de processo inflamatório no sistema digestório, principalmente os intestinos (delgado e grosso).

Os sintomas gastrointestinais típicos das Diis incluem diarreia, sangue nas fezes, cólicas abdominais entre outros. Em alguns pacientes podem apresentar, além dos sintomas gastrointestinais, Manifestações Extraintestinais (MEI). Os órgãos mais afetados pelas MEI são a pele, articulações, olhos e o fígado.

Os sintomas Podem ser mais intensos ou mais leves dependendo da pessoa. e é comum que existam períodos de surto e períodos De ausência de sintomas chamado remissão

Conheça melhor a anatomia do Intestino Grosso:

As Doenças Inflamatórias Intestinais podem ser divididas em dois grupos principais: a Retocolite Ulcerativa (RCU) e a Doença de Crohn (DC). (Existe uma página no site sobre cada uma das doenças com explicações mais detalhadas).

1
Compartilhar: