DOENÇA DE CROHN

Doença de Crohn

A doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória intestinal de origem desconhecida, caracterizada pelo acometimento segmentar, assimétrico(áreas sadias entremeadas por porções acometidas pela doença) e transmural (atinge todas as camadas) de qualquer porção do tubo digestivo, da boca ao ânus.

Apresenta-se sob três formas principais: inflamatória, fistulosa e fibroestenosante.

Os segmentos do tubo digestivo mais acometidos são íleo, cólon e região perianal.

Além das manifestações no sistema digestório, a DC pode ter manifestações extraintestinais, sendo as mais frequentes as oftalmológicas, dermatológicas e reumatológicas (Olhos, pele e articulações) A DC tem início mais frequentemente na segunda e terceira décadas de vida, mas pode afetar indivíduos de qualquer faixa etária. Sua história natural é marcada por ativações e remissões. (Períodos de crise e períodos de ausência dos sintomas) Apesar de não ter cura, a Doença de Crohn pode ser controlada por medicamentos e cuidados que ajudam o paciente a voltar a ter uma vida saudável.

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!