TRATAMENTO

Tratamento das Doenças Inflamatórias Intestinais

O tratamento deve começar pelo diagnóstico preciso. Este depende do conjunto da história clínica, dos achados de exame físico, endoscópico, radiológico e histológico, assim como dos exames laboratoriais.

O manejo da DII vai depender da gravidade, da extensão e do local envolvido.

Por este motivo, é importante manter uma boa relação com seu médico, informando todos os sintomas e realizando os exames necessários.

Existem várias opções de tratamento disponíveis para as DIIs que não levam a cura mas podem fazer o paciente alcançar a remissão e ter uma vida normal.

O tratamento de manutenção, ou seja, usar medicamentos mesmo quando está sem sintomas, é muito importante nessas doenças justamente para evitar que a doença volte a provocar problemas.

Acesso à medicamentos

Os pacientes com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa têm direito ao tratamento medicamentoso tanto pelo SUS como pelos planos de saúde.

Planos de saúde:

O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que constitui a referência básica para cobertura assistencial mínima nos planos privados de assistência à saúde.

De acordo com o Rol de procedimentos e eventos em saúde da ANS, atualizado pela RESOLUÇÃO NORMATIVA – RN Nº 428, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2017 , os pacientes de planos de saúde individuais ou coletivos , portadores de Doença de Crohn têm direito à terapia imunobiológica endovenosa ou subcutânea conforme orientação médica.

SUS – Sistema Único de Saúde:

Abaixo disponibilizamos o PCDT da doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.

Nestes documentos estão descritos os medicamentos dispensados a cada patologia.

Em Minas Gerais, o passso a passo e toda a documentação para ter acesso aos medicamentos definidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicados pelo Ministério da Saúde, estão disponíveis na página do CEAF (Componente Especializado da Assistência Farmacêutica)

Doença de Crohn

FARMÁCIA DE TODOS

ORIENTAÇÃO BÁSICAS PARA SOLICITAÇÃO DE
MEDICAMENTOS DO COMPONENTE ESPECIALIZADO

Retocolite Ulcerativa

FARMÁCIA DE TODOS

ORIENTAÇÃO BÁSICAS PARA SOLICITAÇÃO DE
MEDICAMENTOS DO COMPONENTE ESPECIALIZADO

Laudo para Solicitação

  • Avaliação e Autorização de Medicamentos
  • Recibo de Dispensação de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!