ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Após anos de espera, a CONITEC discutirá sobre a incorporação de novos medicamentos para o tratamento da Retocolite Ulcerativa no SUS.

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

O PCDT da Retocolite Ulcerativa foi publicado em 2002 e desde então não sofreu nenhuma atualização. Esta demora em rever o PCDT vem trazendo enormes prejuízos para o tratamento de pessoas com RCU pois este não contempla nenhum tratamento com terapia biológica.

A 79ª reunião da CONITEC, será realizada nos dias 03 e 04 de julho, e a plenária discutirá sobre dois assuntos referentes à Retocolite:

  • Apreciação inicial do vedolizumabe para o tratamento de pacientes adultos com retocolite ulcerativa de moderada a grave
  • Apreciação inicial de biológicos (adalimumabe, golimumabe, infliximabe e vedolizumabe) para o tratamento da colite ulcerativa moderada a grave.

O que vem depois?

1 – Apreciação dos temas propostos na plenária. (Acontecerá no dia 04/07/19)

2-  Publicação da recomendação inicial da CONITEC sobre a incorporação destas novas tecnologias no PCDT da Retocolite Ulcerativa

3 – Consulta pública: Neste momento, todos (Pacientes, familiares, cuidadores, profissionais de saúde, associações de pacientes, sociedades médicas, laboratórios, etc.) são convidados a contribuir relatando suas experiências, estudos, vivências… a respeito da recomendação inicial.

4 – Após o prazo e a avaliação das contribuições recebidas, a CONITEC emite a recomendação final e esta é publicada no Diário Oficial da União.

5 – Em no máximo 180 dias após a publicação no DOU, os medicamentos aprovados deverão ser disponibilizados pelo SUS.

A atualização do PCDT da Retocolite é uma demanda antiga pleiteada por todas as associações de pacientes e sociedades médicas:

Desde o ano passado a ALEMDII vem acompanhando e cobrando do ministério da Saúde sobre essa atualização, e recebíamos a resposta que estava em andamento. No último questionamento, com data de fev/2019, o Ministério da Saúde afirmou que esta atualização seria pautada na CONITEC ainda este semestre.

Em Março de 2019, a ABCD promoveu o I FOPADII  no auditório Interlegis do senado federal, com representantes de todas os interessados no tema (associações de pacientes, médicos, gestores, legisladores, etc..) onde pudemos apresentar nossa demanda e ouvir da representante da CONITEC no evento, Vânia Canuto, que “essa atualização era uma dívida do departamento com os pacientes”.

Hoje, vendo o assunto ser pautado, só temos a agradecer a todos que se empenharam nesta luta e mostra que unidos, podemos muito mais.

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!