ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Coreto Ronaldinho Calazans é iluminado de roxo em alusão à campanha de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Coreto Ronaldinho Calazans é iluminado de roxo em alusão à campanha de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais

Quem passar à noite pela Praça Cesário Alvim, cartão postal de Caratinga, verá o Coreto Ronaldinho Calazans, iluminado com a cor roxa. Você deve estar se perguntando, por que roxo? O coreto recebeu luz roxa em alusão ao movimento internacional Maio Roxo. Uma campanha mundial de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais, também conhecidas pela sigla DIIs.

As doenças inflamatórias intestinais compreendem a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. São duas doenças crônicas e autoimunes, sem causas definidas, que afetam o sistema digestivo. Ambas possuem características semelhantes, incluindo sintomas e processo inflamatório intestinal.

Os sintomas mais comuns são diarreia constante, sangue ou muco nas fezes, dor abdominal, perda de peso, cansaço, febre, entre outros. Não há cura e o tratamento é feito com medicamentos de alto custo oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao sentir esses sintomas, é importante procurar um médico porque você pode ter uma doença inflamatória intestinal. Estima-se que 10 milhões de pessoas no mundo sejam portadoras de DIIs.

A iluminação do coreto faz parte das ações programadas pela Associação do Leste Mineiro de Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (ALEMDII) para celebrar o Maio Roxo. Além de iluminar o coreto, a ALEMDII também montou um estande para a distribuição de panfletos informativos. Houve ainda aferição da pressão arterial e foi oferecida uma aula de zumba, cheia de animação e muita dança. O evento realizado pela ALEMDII nesta terça-feira (21) teve o apoio da Prefeitura de Caratinga.

Segundo a presidente da ALEMDII, Júlia Assis, além de enfrentarem uma doença crônica, os portadores de DIIs muitas vezes são incompreendidos no meio social pela falta de conhecimento do sofrimento que os pacientes enfrentam corajosamente todos os dias de suas vidas.

Por isso, a ALEMDII tem o propósito de tornar as DIIs cada vez mais conhecidas, gerando mais empatia com os pacientes que convivem com a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.

O laço roxo é o símbolo da campanha de conscientização e de apoio aos que vivem com doença inflamatória intestinal. No último dia 19 de maio foi comemorado o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, que este ano teve como tema “tornar o invisível visível”, ou seja, mostrar os diferentes aspectos da doença que não são “visíveis” para o público. Para conhecer mais sobre as DIIs você pode acessar o site www.alemdii.org.br.

ALEMDII

A ALEMDII é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 16 de novembro de 2015 por portadores de doenças inflamatórias intestinais e seus familiares, que trabalham voluntariamente. A ALEMDII trabalha em três pilares: suporte ao paciente e seus familiares, educação continuada (reuniões mensais e palestras com temas relacionados às DIIs), e divulgação das DIIs (site e redes sociais).

https://www.facebook.com/tvsupercanal/videos/619798628500601/?t=5

Fonte: TV Super Canal

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!