ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Doenças Inflamatórias Intestinais é tema de palestra na capacitação inédita sobre Ostomias em Ipatinga

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

A Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos últimos dias, para mais de 100 enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do município e de outras 32 cidades da Região, uma capacitação inédita sobre a assistência e os cuidados da Enfermagem aos pacientes que passaram por procedimento cirúrgico de Ostomia.

Promovido pelos profissionais da Policlínica Municipal, que atende atualmente 400 pacientes da região com Ostomia, o encontro foi realizado nestas terça (11) e quarta-feira (12), no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins, no bairro Cidade Nobre.

HMEM

Centenas de enfermeiros do município e de outras 32 cidades da Região, participaram da capacitação inédita sobre a assistência e os cuidados da Enfermagem aos pacientes estomizados

O evento contou com a presença da Presidente da ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais, Julia Assis, de Caratinga, e da Consultora Educacional da empresa Coloplast, de Belo Horizonte, Camila Neiva.

Júlia Assis palestrou durante o evento sobre sua vivência com a Doença de Crohn, ressaltou a importância do acolhimento e do diagnóstico precoce das Doenças Inflamatórias Intestinais e ainda apresentou o trabalho que a ALEMDII vem desenvolvendo em toda a região.

alemdii

Júlia Assis, presidente da ALEMDII

Ostomia é uma cirurgia no abdômen para exteriorização dos sistemas digestivo ou urinário. O procedimento consiste na criação de um orifício externo denominado estoma, para eliminação de fezes ou urina.

Segundo a diretora do Departamento Atenção Especializada, Elisângela Barroso, “a humanização no atendimento ao paciente é um assunto relevante nesta gestão. O acolhimento e a orientação são imprescindíveis para garantir a reabilitação do paciente”, destacou.

daes

A diretora Elisângela Barroso ao lado da referência técnica em Estomia pela Policlínica Municipal, Claudilene de Fátima Silva, destacam a importância da capacitação para os profissionais

Durante o encontro, foram apresentados temas como ostomias intestinais e urinárias, adequação de bolsas coletoras, higienização, autocuidado, formas de avaliação do paciente estomizado e reabilitação, dentre outros assuntos.

À frente do evento, a enfermeira e referência técnica em Estomia pela Policlínica, Claudilene de Fátima Silva, destaca que “neste momento em que as demandas deste tipo de cirurgia são crescentes, é necessário preparar os profissionais da atenção básica e da urgência com informações atuais que ajudarão os pacientes a terem uma melhor qualidade de vida”.

Em nome dos pacientes ostomizados, parabenizamos à toda equipe do evento pela importante e inovadora iniciativa que resultará na melhoria da qualidade de vida e do acolhimento das pessoas que convivem com uma ostomia e agradecemos ao convite para estarmos presentes.

Fonte:

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!