ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Existe um exame para a detecção precoce do câncer de Intestino? SIM! Veja abaixo o que pode ser feito!

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Um dos fatores mais importantes para o sucesso do tratamento do câncer é sua detecção precoce, quando os tumores estão pequenos e os tratamentos são em geral menos complicados e os resultados melhores.

Hoje dispomos de métodos capazes de detectar diversos tipos de câncer em estágios iniciais, entre eles o câncer de intestino.

Colon-cancer-facts

Na maioria absoluta das vezes esses cânceres se iniciam como pólipos na mucosa do intestino. Os pólipos são estruturas semelhantes a verrugas, iniciam inflamatórios mas vão ao longo do tempo adquirindo mutações e capacidade de invadir os demais órgãos do corpo, se tornando cânceres com o passar dos anos. Veja a imagem abaixo.

colon-cancer

Sendo assim, a detecção e retirada precoce dos pólipos pode não só detectar o câncer de intestino em estágios precoces como também evitar seu aparecimento, se ainda forem muito pequenos.

Hoje há três estratégias disponíveis para o rastreamento. Todas são recomendadas apenas para pessoas com mais de 50 anos e sem história de câncer de cólon na família (as pessoas com história de câncer de cólon na família devem fazer outros tipos de exames).

A primeira estratégia é por exame de colonoscopia, no qual um endoscópio com uma câmera é introduzido pelo reto, sendo capaz de avaliar toda a extensão do intestino grosso. A segunda consiste na avaliação da presença de sangue nas fezes, em caso positivo deve ser complementada com colonoscopia. A terceira consiste de retosigmoidoscopia, também feita através de câmera com endoscópio, porém visualiza apenas o lado esquerdo do intestino.

Caso seja identificado um pólipo, ele será retirado no momento do exame com o endoscópio. Veja a imagem abaixo.

yn0044

Caso a colonoscopia seja negativa, só há necessidade de repetir o exame em dez anos, já a retosigmoidoscopia deve ser repetida a cada cinco anos, enquanto o exame de sangue nas fezes deve ser anual.

Apesar de serem exames desconfortáveis, não precisam ser repetidos com frequência e comprovadamente reduzem o risco de desenvolvimento e morte por câncer de cólon. São recomendados para todas as pessoas com idade superior a 50 anos.

Fonte: Dr Felipe Ades – Oncologista

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!