ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Lançamento Oficial da ALEMDII acontece nesta sexta em Caratinga

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

O lançamento oficial da fundação da ALEMDII (Associação do Leste Mineiro de Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais) acontece às 19h desta sexta-feira (22/01), no Casarão das Artes, localizado à Rua João Pinheiro, 154, Centro de Caratinga. O evento promovido pela ALEMDII é aberto ao público e contará com uma palestra ministrada pela enfermeira e presidente da DII Brasil, Alessandra de Castro, além da presença da presidente da AMDII (Associação Mineira de Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais), Patrícia Mendes.

Oportunidade em que a presidente da Dii Brasil também lançará seu livro intitulado de “Registros de uma CROHNista”. A renda arrecadada com a venda do livro será revertida para a AMDII, fundada por pacientes acometidos pela doença. A autora busca neste livro promover juntamente com a AMDII, uma maior divulgação das doenças inflamatórias intestinais.

A autora, e também paciente há 16 anos, presidiu a AMDII por mais de dez anos, e dessa experiência, surgiu a ideia de compartilhar sua visão, juntamente com outros pacientes e profissionais da área da saúde, sobre os registros do período de adaptação e convivência com a enfermidade, que não foram nada fáceis, mas que poderiam auxiliar a pacientes ou profissionais, para um melhor entendimento sobre a doença de Crohn. Sua batalha com a doença continua e, após o término do livro, já passou por mais duas cirurgias, sendo que, em uma delas o estoma foi recolocado no outro lado do abdômen. Sua vida segue com as limitações oriundas da enfermidade, mas seu esforço em melhorar física e emocionalmente continuam.

ALEMDII 

Em entrevista ao Super Canal, a presidente da ALEMDII, Júlia Assis, também paciente há 18 anos, ressaltou que a primeira reunião de fundação da entidade sem fins lucrativos ocorreu em 16 de novembro de 2015. A ALEMDII também foi fundada por pacientes acometidos por doenças inflamatórias intestinais. Atualmente, cerca de 30 voluntários fazem parte da ALEMDII. Júlia destacou que a entidade sem fins lucrativos foi criada com a finalidade de prestar assistência e amparo aos portadores de doenças inflamatórias intestinais (DII), tais como doença de Crohn e retocolite ulcerativa.

Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma enfermidade inflamatória crônica que pode afetar todo o sistema digestivo, mas acomete especialmente o íleo terminal (parte inferior do intestino delgado) e o cólon. Esse processo inflamatório é extremamente invasivo e compromete todas as camadas da parede intestinal: mucosa, submucosa, muscular e serosa.Os sintomas mais comuns da doença de Crohn são dor abdominal (geralmente no quadrante inferior direito) associada à diarreia (com ou sem sinais de muco e sangue), febre, perda de peso e enfraquecimento por causa da dificuldade para absorver os nutrientes.

Retocolite Ulcerativa

Retocolite ulcerativa inespecífica é uma das moléstias inflamatórias que acometem o intestino. Seus sintomas são semelhantes aos de outras moléstias do aparelho digestivo. Não se conhece a causa da retocolite ulcerativa, mas fatores genéticos e auto-imunes estão envolvidos no seu aparecimento. Os principais sintomas são sangramento e diarreia com cólicas, sangue, muco e, eventualmente, com pus se houver infecção. As crises de diarreia são persistentes, ocorrem durante o dia e também à noite e de madrugada. Depois das refeições, o reflexo para evacuar é intenso. Por isso, muitos pacientes preferem não comer e acabam emagrecendo.

Assista ao vídeo:

Fonte: Super Canal

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!