ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Maio Roxo no Diário de Caratinga

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

ALEMDII realiza ações durante toda a semana para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce

DA REDAÇÃO – Diarreia frequente, dor abdominal e sangramento retal são alguns dos sintomas comuns às duas doenças inflamatórias intestinais, Crohn e Retocolite Ulcerativa, de caráter crônico e que podem levar seus pacientes, em idade produtiva, a hospitalizações recorrentes e à incapacitação para o trabalho, causando também grande impacto na qualidade de vida, social e psicológica.  Por isso, a Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais (ALEMDII) mobiliza a população das cidades do leste de Minas, durante a semana de 13 a 18 de maio, para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce das DIIs.

Em Caratinga, quinta-feira (16), a partir das 17h, na Praça Cesário Alvim, médicos e pacientes estarão de plantão para tirar dúvidas, distribuir material informativo da população, além de apresentação de zumba. As 19h o coreto será iluminado de roxo, cor oficial da Campanha Nacional das DII. Já no dia 17, durante o Congresso Internacional da UNEC haverá palestra especial sobre as DIIs.

No dia 21, em Imbé de Minas, as 9h, na Praça Santana, a Tenda da DII receberá médicos e pacientes estarão de plantão para tirar dúvidas e distribuir material informativo à população.

Doenças Inflamatórias Intestinais

As doenças inflamatórias intestinais, Crohn e Retocolite Ulcerativa, são sérias, têm caráter crônico e afetam homens e mulheres indistintamente.  O diagnóstico acontece geralmente por volta dos 30 anos de idade, impactando negativamente a força de trabalho e a vida familiar do paciente.  De origem não totalmente conhecida, sabe-se que pode haver predisposição genética e que o meio ambiente exerce papel importante em seu desencadeamento (sabe-se que é mais comum em centros urbanos e/ou industrializados).

Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn

A retocolite ulcerativa caracteriza-se por inflamação e úlceras no revestimento do cólon ou intestino grosso.  Em média, as pessoas são diagnosticadas por volta dos 30-35 anos de idade, apesar da doença ocorrer em qualquer idade. Já a doença de Crohn envolve todo o intestino, sendo que em cerca de 30 por cento dos pacientes, o intestino fino (íleo) é a região mais afetada e, em 40 por cento, a região ileocecal.

Em ambas, os sintomas são semelhantes: dor abdominal, podendo haver hemorragia retal, diarreia, urgência para evacuar e aumento na frequência e dos movimentos intestinais. Estes sintomas tendem a aparecer e desaparecer e podem afetar o nível nutricional do paciente, pois a inflamação consome alguns nutrientes.  Pode haver também perda fecal de sangue, fluidos e eletrólitos, em decorrência da hemorragia e diarreias frequentes.  Estima-se que 25 por cento dos pacientes podem ser submetidos a cirurgia em algum momento do curso da doença.

 

Fonte: Jornal Diário de Caratinga

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!