ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

PNI Amplia Acesso à VACINA PNEUMOCÓCICA CONJUGADA 13-VALENTE em caráter temporário

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Ampliação temporária do público-alvo da VPC13 nos CRIEs

Vacina estará disponível até julho de 2021 para indivíduos que NÃO receberam uma vacina pneumocócica conjugada previamente, com as seguintes indicações:

  • Imunodeprimidos por doença de base e terapêutica
  • Asplenia anatômica e funcional
  • Pneumopatas
  • Cardiopatas
  • Portadores de implante coclear

O motivo é otimizar o uso das doses de vacina Pneumocócica Conjugada 13-valente disponíveis, cuja validade expira em fevereiro de 2022.

Ainda que a utilização da Pneumocócica Polissacarídica 23-valente já tenha sido recomendada nas indicações citadas na figura, neste momento, o PNI sugere usar a Pneumocócica Conjugada 13-valente e dar continuidade com a Pneumocócica Polissacarídica 23-valente, conforme prevê o Manual dos CRIEs – 5ª edição.

Esta vacina previne infecções causadas pela bactéria Streptococcos pneumoniae, responsável por doenças graves como pneumonia, meningite, bacteremia/septicemia e otite média aguda.

Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais

Uma vez que o uso de imunossupressores é um conhecido fator de risco para doença pneumocócica grave, a imunização deve ser incentivada, tanto com a vacina Pneumocócica Polissacarídica 23-valente (a qual já está disponível na rede pública para os pacientes com doenças inflamatórias intestinais), quanto com a vacina Pneumocócica Conjugada 13-valente, disponível apenas em rede privada para este grupo de pessoas com doenças imunomediadas.

A orientação, no momento, é que a vacinação antipneumocócica seja iniciada pela pneumococo-13. Esquema proposto de vacinação com as vacinas Pneumocócica Conjugada 13-valente (PN-13) e Pneumocócica Polissacarídica 23-valente (PN-23).

O Ministério da Saúde, através do PNI, considerando a ausência de estudos de coadministração de vacinas, não recomenda, neste momento, a administração simultânea das vacinas COVID-19 com outras vacinas.

É preconizado um INTERVALO MÍNIMO DE 14 DIAS ENTRE AS VACINAS COVID-19 e as diferentes vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Fontes:

SBIM – https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/ampliacao-temporaria-vpc13-crie-210126.pdf
SBIM – https://sbim.org.br/informes-e-notas-tecnicas/outras-entidades/1409-ms-svs-didt-cgpni-ampliacao-temporaria-do-publico-alvo-da-vpc13-nos-crie-26-01-2021
SBPT – https://sbpt.org.br/portal/vacina-pneumococica-2021/
GEDIIB – https://gediib.org.br/noticias/vacina-pneumococica-13-valente-disponivel-na-rede-publica-para-pacientes-imunodeprimidos/
https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/janeiro/23/segundo-informe-tecnico-22-de-janeiro-de-2021.pdf

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!