ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

RECOMENDAÇÕES GEDIIB

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

? Principais recomendações para tratamento e procedimentos endoscópicos em pacientes com DII durante a pandemia da COVID-19, baseado em opinião de experts

Considerando a dinâmica da pandemia de COVID-19 e o rápido acúmulo de novas informações oriundas de opiniões de experts em doenças infecciosas e gastrointestinais a respeito da possível relação bidirecional entre as drogas utilizadas no tratamento da DII e a infecção pelo vírus 2019-nCov, GEDIIB apresenta um sumário a respeito de aspectos terapêuticos da DII no contexto da atual pandemia.

?Observações: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔️A manutenção do tratamento direcionado à DII é recomendada porque pode evitar recorrências ou complicações da doença com a consequente necessidade de visitas a clínicas ou mesmo hospitalizações, o que tornaria o paciente mais exposto ao coronavírus nestes ambientes.
✔️Em um paciente com DII em atividade moderada a grave, a decisão de iniciar terapia biológica, preferencialmente em monoterapia, ou de escalonar a dose de um biológico já em uso, deve ser cuidadosamente discutida em um processo de tomada de decisão compartilhada com o paciente, considerando os riscos da DII não controlada no contexto da pandemia da COVID-19.
✔️Em caso de infecção suspeita pelo 2019-nCov o paciente deve contactar imediatamente seu médico.
✔️Neste contexto, provavelmente, é recomendado parar o uso de imunossupressores e postergar as infusões/injeções de biológicos até que haja resolução da infecção.
✔️Em pacientes com doença de Crohn, os estudos mostram que a troca eletiva de infliximabe para adalimumabe pode levar a um aumento da taxa de perda de resposta, portanto, a troca para droga subcutânea deve ser restringida para centros onde a infusão endovenosa não estiver mais disponível. Em centros habilitados para agendar infusões, recomenda-se evitar aglomeração de pessoas e a adoção de cuidados de saneamento (por exemplo, limpeza das poltronas) entre cada infusão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fonte: GEDIIB

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!