ÁREA RESTRITA

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Manifestações Extraintestinais Dermatológicas

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Alguns estudos sugerem que 6 – 40% dos pacientes com DII têm uma ou mais manifestações extraintestinais; mais de 15% apresentam manifestações cutâneas.

Eritema Nodoso

Em relação à doença dermatológica o eritema nodoso é a manifestação mais comum, ocorrendo em mais de 3% dos pacientes com retocolite ulcerativa (RCU) e mais de 8% com doença de Crohn (DC). As lesões consistem em nódulos subcutâneos macios, elevados, vermelhos arroxeados com 1 – 5 cm de diâmetro, localizados principalmente na superfície extensora das extremidades, principalmente na área tibial anterior. A aparência geralmente modifica de acordo com a atividade da doença intestinal e o tratamento direcionado para a DII geralmente resolve as lesões dermatológicas.

Pioderma Gangrenoso

O pioderma gangrenoso é a segunda lesão dermatológica mais comum na DII mas a quantidade de pacientes que o desenvolvem é bem menor (de acordo com um estudo de coorte, em torno de 0.75%). A lesão inicialmente surge como pápulas eritematosas únicas ou múltiplas ou pústulas que são precedidas por trauma da pele. Ocorrem principalmente nas pernas mas podem ocorrer em qualquer área. A necrose subsequente da derme leva ao desenvolvimento de úlceras profundas com material purulento geralmente estéril na cultura. Não ocorrem de forma paralela à atividade da DII. Em paciente com DII ativa e pioderma o tratamento sistêmico com corticoides pode ter bom resultado.

Dermatoses Neutrofílicas

Dermatoses neutrofílicas raras podem ocorrer como a síndrome Sweet, a síndrome do abscesso asséptico e a síndrome artrite-dermatose associada ao intestino. A síndrome Sweet é uma dermatite inflamatória aguda caracterizada por pápulas, placas e nódulos distribuídos na face, braços e tronco. As lesões são mais comuns na cabeça, pescoço e extremidades superiores. A episclerite é um achado ocular comum. Geralmente esta síndrome está associada com a atividade da doença mas pode preceder o início dos sintomas intestinais em 20% dos pacientes. Geralmente as lesões respondem rapidamente ao uso de corticoides orais.

Outras doenças dermatológicas mais raras nos pacientes com DII são as vasculites cutâneas (como a poliarterite nodosa cutânea), a doença de Crohn metastática e a epidermolysis bullosa acquisita (associada à DC).

Psoríase

Além dessas alterações, os pacientes podem ter outras doenças associadas à DII ou que desenvolvem como consequência da terapia. A psoríase é a doença dermatológica mais frequentemente associada em pacientes com DII, estando presente em aproximadamente 10% dos pacientes com Doença de Crohn. O início do quadro geralmente precede a DII e é independente da atividade da doença.

Fonte: Pebmed

Leia mais:

Órgão mais comprometidos pelas manifestações extraintestinais

Manifestações Extraintestinais e Equipe Multidisciplinar

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações relacionadas

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações recentes

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.

Assine nossa Newsletter

Não quer perder nada da ALEMDII? Cadastre-se e receba as publicações mais importantes sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!